Depois de ganhar o bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática em 2020, Duarte Caldeira, de 15 anos, alcançou o 1.º lugar
Duarte Caldeira, estudante do 10.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama, ficou no 1.º lugar do pódio do “Produto”, um jogo incluído no 16.º Campeonato de Jogos Matemticos, que decorreu no mês de Março.
O jovem sadino de 15 anos, que já tinha participado nestes jogos quando frequentava outra escola, deslocou-se ao distrito de Aveiro no passado dia 24 de Março e triunfou ao vencer um dos três jogos incluídos no campeonato, prova que classificou como muito competitiva.
“O jogo tem alguma complexidade, exige alguma preparação e algum raciocínio estratégico. Muito dificilmente fica tudo decidido no início, muitas vezes é competitivo até ao final e pode dar muitas voltas”, disse o aluno, citado em comunicado da autarquia setubalense.
Segundo Duarte Caldeira, terão participado entre 90 e 118 jogadores no “Produto”, prova que é realizada num tabuleiro e onde os jogadores podem mover as próprias peças, ou até as dos adversários. O jogo inicia com uma fase de grupos onde exis- tem nove mesas, compostas de 10 a 12 jogadores, onde apenas passará um elemento, tendo a fase final de ser disputada por nove alunos.
O desafio não é directamente feito com números, mas o estudante destaca o “raciocínio matemático” que os participantes têm de desenvolver estrategicamente para chegar ao final do jogo. Como prémio pela conquista do 1.º lugar, o jovem ganhou um livro sobre os centros de ciência viva portugueses e outro sobre a história dos jogos matemáticos, mas o que destaca como maior recompensa foi ter ganho “vontade de continuar a participar neste tipo de actividades”.
Mas este campeonato não foi a estreia do jovem de 15 anos em competições desta envergadura. Em 2020, venceu a medalha de bronze nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, uma prova a nível nacional que junta cerca de 90 participantes, distribuídos entre as categorias Júnior, do 6.º e 7.º anos, A, do 8.º e 9.º anos, e B, do 10.º, 11.º e 12.º anos.
O evento, cujas deslocações foram apoiadas pela Câmara Municipal de Setúbal, levou a terras aveirenses alunos das escolas básicas Barbosa du Bocage, Luísa Todi e da Bela Vista, as escolas secundárias D. Manuel Martins e de Bocage e o Colégio do Centeio.
Destaque também para Joana Alves e Guilherme Rodrigues, alunos da Escola Secundária du Bocage, que passaram às finais dos jogos “Dominório” e “Produto”, respectivamente. E ainda Melis A., do Colégio do Centeio que disputou as finais do jogo “Rastros”, também incluído no Campeonato de Jogos Matemáticos.