22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Alsa Todi diz que Setúbal é exemplo com ligações a Lisboa a funcionarem a 100% e restantes serviços acima dos 96%

Alsa Todi diz que Setúbal é exemplo com ligações a Lisboa a funcionarem a 100% e restantes serviços acima dos 96%

Alsa Todi diz que Setúbal é exemplo com ligações a Lisboa a funcionarem a 100% e restantes serviços acima dos 96%

Direcção da transportadora diz que os constrangimentos iniciais “estão, em grande parte, ultrapassados”

 

O pior já lá vai. Um mês e 12 dias depois, o novo serviço da Carris Metropolitana assegurado pela operadora Alsa Todi – que abrange os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal (lote 4) – corre agora sobre rodas. O serviço está já a funcionar quase em pleno. E Setúbal é disso exemplo. A garantia é dada pela direcção da Alsa Todi que, pela primeira vez e em exclusivo a O SETUBALENSE, acedeu a comentar a operação iniciada em 1 de Junho último e marcada então por vários constrangimentos.

- PUB -

A mudança de paradigma nos transportes públicos rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa começa agora a estabilizar, sobretudo neste lote 4 que foi pioneiro na implementação do serviço, para passar a funcionar em ‘velocidade de cruzeiro’.

“Os constrangimentos iniciais estão, em grande parte, ultrapassados. O diálogo e formação permitiram, por exemplo, resolver o desconhecimento com as novas linhas. Uma situação que ainda estamos a trabalhar passa pela contratação para reforço da nossa equipa de motoristas”, afirma a direcção da Alsa Todi, em resposta a um conjunto de questões colocadas por O SETUBALENSE. À data de hoje o balanço é, por isso, “bastante positivo”, o que se deve “essencialmente ao envolvimento de motoristas e equipa técnica da Alsa Todi, e da compreensão dos utentes”. E ao debruçar-se sobre o serviço prestado no concelho de Setúbal, a empresa é peremptória: “Importante foi também a envolvência do município de Setúbal e da Transportes Metropolitanos de Lisboa [TML]. Podemos afirmar que, desde o início deste mês, este grande compromisso de prestar um serviço de excelência está a ser conseguido.”

Na capital do distrito, de resto, pouco falta para que a Alsa Todi atinja o funcionamento em pleno e a empresa até assume números. “Neste momento, os serviços que estão afectos às carreiras de ligação a Lisboa estão a funcionar a 100%; os restantes estão a funcionar praticamente acima dos 96%”, garante a direcção da transportadora, mas sem se comprometer com uma data para a concretização da pequena margem percentual em falta. “Recordamos que estamos em contacto permanente com a Câmara Municipal de Setúbal e com os responsáveis pela TML”, justifica.

- PUB -

A importância da linha 4404 e um “sucesso inesperado”

O início de Julho foi o ponto de viragem. E a transportadora volta a centrar atenções no território sadino, para destacar o exemplo de uma importante aposta, desenvolvida no âmbito da operação neste concelho, a qual contribui para o desanuviamento do tráfego automóvel na cidade.

“Há uma linha, a 4404, que funciona desde as 5h30 da manhã até à 01h30 da manhã, que faz a ligação exclusiva, com intervalos de 30 minutos, entre as várias bolsas de estacionamento criadas pela Câmara Municipal de Setúbal e os terminais rodoviários, ferroviários e fluvial. Esta aposta, que está agora a dar os primeiros passos, permite o uso intensivo do transporte público e, para a Alsa Todi, será essencial para melhorar a mobilidade e retirar veículos automóveis do centro de Setúbal”, realça a direcção da empresa.

- PUB -

Sucesso inesperado são as linhas de ligação às praias de SEtúbal, que estão a correr muito bem

Este, porém, não constitui caso único no que toca a exemplos que a operadora considera positivos com o decurso do serviço prestado no concelho setubalense. “Um sucesso inesperado estão a ser as linhas de ligação às praias, que estão a correr muito bem”, salienta ainda a transportadora.

O aumento do preço dos combustíveis nos últimos tempos tem suscitado preocupação entre as empresas transportadoras, mas para a Alsa Todi a situação está longe de poder colocar em perigo o projecto da Carris Metropolitana. “O cumprimento do contrato com a TML não estará em causa devido ao aumento dos custos com os combustíveis, embora tenha um grande impacto nas finanças da empresa”, assegura a operadora, que reforça a concluir: “A nossa maior preocupação é prestar o nível de serviço contratualizado, e é para isso que caminhamos a bom ritmo.”

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -