A Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) e a consultora DFK/Grupo Your vão auxiliar as empresas da região na elaboração de candidaturas aos fundos europeus disponíveis.
O acordo entre estas duas entidades, que se comprometem a ajudar as empresas, foi assinado, na quinta-feira, no Auditório do Mercado do Livramento, por Nuno Maia, director-geral da AISET, e Vitor Santos, sénior partner da DFK ISP, e Manuel Cota Dias, do Grupo Your. O momento foi testemunhado por alguns associados da AISET e outros convidados.
A parceria estabelecida pretende que os associados da AISET beneficiem de ajuda da DFK na preparação de candidaturas a fundos europeus. Para tal, a consultora fará a divulgação e promoção dos fundos, que se enquadrem no âmbito da AISET, e dará o apoio às empresas, mediante diversas actividades e acções, que permitam que as mesmas melhorem as suas competências técnicas na construção e lançamento das candidaturas.
Nuno Maia mostrou-se entusiasmado com o acordo estabelecido. “O protocolo é interessante, porque traz às nossas empresas a possibilidade de ter uma empresa de consultoria, especializada na montagem e apresentação de candidaturas a projectos de investimentos. Isto permite chamar à atenção para as grandes linhas de financiamento” afirmou o representante da AISET a O SETUBALENSE.
O representante da AISET justificou ainda este protocolo com as diversas dificuldades que a indústria da região de Setúbal passou e, segundo o mesmo, ainda passa pelo acesso dificultado a fundos europeus. “Sabemos das dificuldades que temos passado. O apoio no Portugal 2020 foi escasso e continuamos a ter que fazer o melhor com o que está disponível”, disse Nuno Maia.
Vitor Santos, da DFK, partilhou o entusiasmo e mostrou confiança num trabalho a longo prazo com os associados da AISET. “É para a DFK uma honra estabelecer este protocolo de cooperação com a AISET”, declarou o representante da DFK ISP, “olhamos para este acordo como uma grande oportunidade, mas também como um grande desafio”, acrescentou Vitor Santos.
A DFK, como explicou Vitor Santos, é “uma associação mundial de firmas independentes de auditoria e consultoria”, presente em Portugal há mais de duas décadas. Com a intenção de expansão, a associação realizou a fusão com o Grupo Your no passado ano de 2020.
Presente também esteve o antigo ministro Mira Amaral que, após a cerimónia de assinatura do protocolo, foi orador numa apresentação sobre o “Plano de Recuperação e Resiliência português” e o próximo Quadro Financeiro Plurianual. As ideias principais desta apresentação, juntamente com algumas respostas a perguntas que O SETUBALENSE lançou ao antigo ministro, podem ser lidas na próxima edição impressa, amanhã.
NUTS II Nuno Maia confia na palavra de António Costa
Sobre o assunto quente da criação da NUTS II da Península de Setúbal, anunciada por António Costa na semana passada, Nuno Maia reiterou a confiança no Executivo, confiando na palavra do mesmo, mas levanta preocupações. “Tenho esperança de que a criação da NUTS possa finalmente acontecer. Ainda assim, o tempo é curto e estamo-nos rapidamente a aproximar da data-limite para enviar essa proposta para Bruxelas”, sublinhou o director-geral da AISET.