Projeto vai ser levado a Vila Viçosa e durar cerca de um ano para desenvolver pensamento crítico de 350 alunos
A AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital recebeu o Prémio Caixa Social 2025, na categoria Formação e Capacitação, com o projeto “STEAM vai à Escola”.
O galardão foi recebido por Tiago Oliveira, presidente da AI9.PT, no pequeno auditório da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em Lisboa, numa cerimónia que decorreu na segunda-feira. A iniciativa premiada tem como objetivo levar às escolas temas de robótica, programação e metodologias STEAM ao ensino pré-escolar e ao 1.º ciclo.
A associação refere ter notado a limitação do “desenvolvimento da literacia digital, do pensamento crítico e da igualdade de oportunidades” com a falta destas matérias nas escolas e, por isso, vai levar o projeto a uma escola no concelho de Vila Viçosa, no distrito de Évora, para munir cerca de 350 estudantes do 1.º ciclo de pensamento lógico, crítico e criativo, como se lê na informação enviada a O SETUBALENSE.
Fomentar competências digitais e de raciocínio computacional de forma crítica e segura, capacitar docentes e técnicos na aplicação de metodologias STEAM e promover a igualdade de oportunidades e a inclusão digital em territórios rurais, são outras das finalidades do projeto.
Ao longo de doze meses, em 76 sessões STEAM, quatro ações de capacitação e um relatório final de impacto com avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados, a AI9.PT quer preencher uma situação que consideram ser uma lacuna.
Para o presidente da associação a entrega do prémio significa o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto da comunidade escolar. “Este prémio é um reconhecimento do trabalho que a AI9.PT tem vindo a desenvolver na promoção da inclusão digital e educativa, sobretudo junto de crianças e comunidades em contextos vulneráveis. É também um incentivo para continuarmos a investir numa educação mais justa, digital, criativa e preparada para o futuro”. Promovido pela Caixa Geral de Depósitos, O Prémio Caixa Social distingue “projetos com elevado impacto social, educativo e comunitário em todo o País” que se destaquem pela inovação, sustentabilidade e contributo para a coesão social.