Administração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade [actualizada]

Administração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade [actualizada]

Administração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade [actualizada]

|

Empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados em insolvência

 

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) mandou retirar doentes do lar Clube da Amizade, em Setúbal. Na origem da retirada dos utentes, que decorreu esta manhã, está a insolvência da empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), a Rollar S.A.

- PUB -

A empresa está em processo de insolvência e no final de 2021 a ARS-LVT não renovou os contratos de financiamento para os cuidados continuados, tendo agora ordenado a retirada dos utentes que se encontravam na valência já sem contratos.

Hoje foram transferidos cinco idosos, todos da Unidade de Cuidados Continuados integrados, que é a valência colocada em causa pela ARS-LVT. Além destes, segundo a administração do lar, cerca de uma dezena de utentes vão sair amanhã e nos dias seguintes, pelo seu próprio pé, já que vão receber alta.

Os idosos foram retirados esta manhã, num processo demorado. Não só porque alguns são pessoas acamadas, mas também porque tiveram de fazer, primeiro, o teste de despistagem à covid-19. Os bombeiros de Palmela fizeram o transporte de alguns dos doentes, que foram distribuídos por outras unidades na Área Metropolitana de Lisboa. Um dos doentes foi transferido para a Liga dos Amigos da Terceira Idade (Lati), em Setúbal, outro para a Charneca da Caparica e um outro para Lisboa.

- PUB -

- PUB -

O Clube da Amizade, no Alto da Guerra, em Setúbal, tem Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia. Estas duas últimas valências vão continuar a funcionar, uma vez que foi nomeado um administrador de insolvência e a actividade da empresa deve continuar pelo menos mais algum tempo. A administração recorreu da declaração de insolvência pelo que a sentença ainda não transitou em julgado.

Desde finais de Novembro passado que a ARS-LVT não permitia a entrada de novos doentes na UCCI do lar Clube da Amizade. Esta unidade, que funciona desde 2008, tem capacidade para 60 utentes.

Noticia actualizada às 12h31

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -