Obra é apresentada a 16 de Novembro e conta com prefácio D. Américo Aguiar e encerramento de Viriato Soromenho-Marques
Os Amigos da Paróquia de São Sebastião convidaram 24 artistas, fotógrafos e pensadores da região a reflectir sobre o Parque Natural da Arrábida e o resultado está na obra “A Espiritualidade da Arrábida”.
Uma colectânea de quase 40 fotografias, acompanhadas de cerca de 30 textos e gravuras, que se juntam num convite “a percorrer o caminho dos poetas que inscreveram a Serra na imortalidade e a acompanhar os artistas de hoje, que a pensam com os olhos da contemporaneidade”, como se lê no prefácio assinado por António Melo, da Paróquia de S. Sebastião.
Os poetas em questão são os setubalenses Sebastião da Gama e Frei Agostinho Cruz, para os quais existem dois capítulos dedicados. À parte disso, a obra conta ainda com a apresentação, “Reflectir a Arrábida Hoje”, e, “Arrábida: No tempo e na eternidade”.
No próximo sábado (dia 16) o produto final é apresentado, a partir das 16 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal onde, além dos responsáveis pela coordenação da obra – Padre Casimiro Henriques, António e Isabel Melo – vão estar presentes o Cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, que assina o prefácio, e, Viriato Soromenho-Marques, que assina o texto de encerramento.
A capa é do pintor setubalense Eduardo Carqueijeiro e no interior é possível encontrar a “viagem pela inspiradora Serra da Arrábida” que pretende “exaltar uma simbiose de Beleza e Espiritualidade de que faz ser tão especial esta Serra- -Mãe”, tal como se lê na apresentação.
“A Espiritualidade da Arrábida” nasce também por ocasião da comemoração dos 470.º aniversário da Paróquia de S. Sebastião. Em declarações a O SETUBALENSE António e Isabel Melo explicam que através desta obra que encontraram forma que encontraram de fazer “relação entre pensadores actuais e pensadores antigos sobre a Arrábida”. Algumas das fotografias, que em vários tons mostram o território desde o amanhecer até à noite, já estiveram em exposição no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), outras são inéditas.
A apresentação da obra vai contar com participação de João Reis Ribeiro (um dos colaboradores do livro), um concerto do grupo e-Vox onde vão ser reproduzidos quatro temas compostos sobre poesia de Sebastião da Gama e Frei Agostinho da Cruz e dois instrumentais, projecção de fotografias seleccionadas de cada fotógrafo interveniente na obra, leitura de frases do livro por João Completo e Helena Almeida e, no final, um moscatel de honra.
Artistas | 24 nomes compõem lista de escritores e fotógrafos
Vários artistas dos três concelhos abrangidos pela Arrábida – Setúbal, Sesimbra e Palmela – foram convidados a colaborar num livro que pretende reflectir sobre a beleza deste rico património da região.
Os textos são assinados por Alberto Vale Rêgo, Casimiro Henriques, Frei Herminio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José-António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Fragôso de Mattos, Ruy Ventura, Salvador Peres, e, Viriato Soromenho-Marques.
Já as fotografias são da autoria de Alberto Pereira, Américo Ribeiro, António Alves da Costa, Carlos de Medeiros, Carlos Sargedas, João Completo, João Moura, José Alex Gandum, José Canelas, José Carvaçlho, Nazar Kruk, e, Rosa Nunes.
Como inspiradores destacam-se Frei Agostinho ad Cruz e Sebastião da Gama.