3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal em Miami para reforçar aposta nos cruzeiros

Porto de Setúbal em Miami para reforçar aposta nos cruzeiros

Infra-estrutura quer posicionar-se para receber pequenos navios de cruzeiros, inseridos em rotas europeias

 

- PUB -

O Porto de Setúbal está a participar na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que se encontra a decorrer em Miami, EUA, até hoje. O Porto de Setúbal pretende reforçar a aposta na indústria de cruzeiros devido à procura crescente do porto por parte dos operadores, que pretendem inseri-lo nos seus itinerários.

Em nota de Imprensa, o Porto de Setúbal explica que esta participação se insere no reforço da aposta na indústria dos cruzeiros, uma vez que a infra-estrutura se pretende posicionar “como porto vocacionado para receber pequenos navios de cruzeiros, inseridos em rotas europeias”.

A aposta neste tipo de cruzeiros, acrescenta o porto setubalense, “permitirá desenvolver a região e potenciar sinergias com outras áreas económicas, tais como o turismo, a marítimo-turística, a pesca e a aquicultura”.

- PUB -

António Caracol, vogal do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, esclareceu que a aposta na actividade de cruzeiros justifica-se pela “procura crescente do porto por parte dos operadores” e pelo “interesse que manifestam em incluí-lo nos seus itinerários”.

“Para além das experiências com escalas anteriores, uma 2019 e outra em 2021, estão já previstas quatro para 2024. Estima-se que, em poucos anos, seja alcançada uma “velocidade de cruzeiro” de quarenta navios por ano”, afirma o vogal do Conselho de Administração da APSS.

Em comunicado, a APSS recorda que actualmente se está a ultimar o projecto para um “edifício modular”, que servirá de “apoio” à actividade de cruzeiros, a construir em zona portuária, junto à Doca dos Pescadores.

- PUB -

Vítor Caldeirinha lança livro sobre gestão portuária 

“Portos, Logística e Intermodalidade” é o título do mais recente livro de Vítor Caldeirinha. A obra do professor de gestão portuária é dedicada à temática dos portos, da logística e da intermodalidade, onde faz uma “análise aprofundada sobre a dinâmica dos portos marítimos”, a sua “relevância e relação com a logística e a intermodalidade”. Em mais de 200 páginas, o autor “analisa a gestão e as operações portuárias”, assim como o “modelo de governação” e o “desenvolvimento sustentável” destas infra-estruturas.

Para Vítor Caldeirinha, este livro pretende ser uma “fonte de conhecimento” para estudantes, profissionais e pesquisadores envolvidos nos campos da gestão portuária, logística, intermodalidade e desenvolvimento sustentável.

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -