16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar...

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos

 

- PUB -

O Tribunal de Setúbal condenou, esta sexta-feira, a 15 anos de prisão Floriano Canoa pelo homicídio de Fábio Abenta, empregado num bar em Setúbal durante uma cena de pancadaria em Setembro de 2022.O arguido terá que pagar 100 mil euros a título de indemnização à filha de dois anos da vítima.

O julgamento no Tribunal de Setúbal juntou seis familiares no banco dos réus, todos acusados pelo homicídio qualificado da vítima, mas os juízes consideraram que se fez prova que apenas um, Floriano Canoa foi responsável pelo homicídio. Os restantes foram absolvidos, inclusive José Garcia, que estava em prisão preventiva e que esteve directamente envolvido nas agressões a Fábio, mas que não o esfaqueou.

Floriano Canoa foi condenado por crime de homicídio simples, não qualificado, cuja pena chega aos 25 anos de prisão, porque o suspeito usou uma faca de cozinha que estava no bar para esfaquear Fábio. Também em causa esteve a ausência de premeditação, já que o crime foi cometido após um conflito que se iniciou no bar Bigodes entre vítima e agressor.

- PUB -

Na madrugada do crime, 9 de Setembro, Floriano e José Garcia, primos, dirigiram-se ao bar Bigodes, no centro de Setúbal, perto da uma hora da madrugada. Já alcoolizados, José exigiu ser atendido assim que chegou e bateu com o punho no balcão, o que fez com que Fábio o repreendesse. Logo a seguir Floriano e José começaram a agredir Fábio que se refugiou na cozinha e foi aí esfaqueado no peito.

Os quatro outros arguidos, todos familiares, chegaram pouco depois e não participaram no homicídio, mas sim em trocas de agressões com outros clientes e elementos do staff que estavam no bar. Consumado o crime, os agressores colocaram-se em fuga e dirigiram-se para a casa de José Garcia, onde cinco viriam a ser detidos pela PSP numa operação relâmpago em Setúbal. Floriano, o autor do crime, não foi detido. Esteve em fuga até Março, quando se entregou às autoridades.

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade. Era empregado de balcão há vários anos neste bar e era vocalista da banda Neuropsy.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Desaparecido no mar esteve no sábado à pesca de choco no Sado

Ricardo Neves esteve no dia anterior à tragédia em embarcação turística. Mestre de embarcação critica quem se aventura na zona do naufrágio

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"
- PUB -