23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSete mulheres lideram listas de candidatos das forças políticas mais votadas no...

Sete mulheres lideram listas de candidatos das forças políticas mais votadas no distrito

Aposta no feminino é comum às forças partidárias com maior representatividade na região

 

- PUB -

As eleições legislativas de 10 de Março estão cada vez mais próximas, e, fechado o período da entrega das listas de candidatos a eleger pelo distrito de Setúbal, as contas estão feitas: são 17 as forças políticas que vão constar no seu boletim de voto. Há porém um factor que se destaca no panorama dos partidos que elegem – ou já elegeram – pela região.

As listas entregues pela Coligação Democrática Unitária, a Aliança Democrática, a Iniciativa Liberal, o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Chega e o Pessoas-Animais-Natureza contam com mulheres no primeiro lugar. Assim, e assumindo que cada um destes partidos possa eleger, pelo menos, um deputado na nossa região, poderão sentar-se nas bancadas do hemiciclo Paula Santos (CDU), Teresa Morais (AD), Joana Cordeiro (IL), Ana Catarina Mendes (PS), Joana Mortágua (BE), Rita Matias (CH), e, Alexandra Moreira (PAN).

Se acontecer será uma estreia para a cabeça de lista do PAN, única entre as sete que nunca foi eleita, sendo que as restantes já são ‘repetentes’. Teresa Morais, Rita Matias e Alexandra Moreira são estreantes a encabeçar as listas dos partidos.

- PUB -

Cristina Rodrigues, deputada do PAN eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal na XIV Legislatura (que durou de 2019 a 2022), foi a primeira mulher a ser eleita pelo partido na região. Envolta em polémica por desconhecer o programa eleitoral do partido aquando de uma entrevista, foi-lhe retirada a confiança política em 2020, mas manteve-se como deputada não-inscrita até ao fim da legislatura, desfiliando-se depois do PAN.

Rapidamente o seu nome foi associado ao partido Chega, ao tornar-se assessora e directora jurídica do grupo parlamentar deste. Nas eleições legislativas de 2024 apresenta-se como a terceira candidata pelo círculo eleitoral do Porto do Chega e coordenadora do programa eleitoral do partido.

Setúbal entre os círculos com mais candidaturas

- PUB -

Setúbal, Lisboa, Braga, Madeira e Europa são os círculos eleitorais com mais candidaturas às eleições legislativas de 10 de Março, enquanto Bragança, Vila Real e Açores são os círculos com menos forças políticas no boletim.

Em termos gerais são 19 forças políticas a concorrer a pelo menos um círculo eleitoral. De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto divulgada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na sequência do sorteio pelos tribunais de círculo, Setúbal conta com 17 candidaturas. Todos os partidos com assento círculos eleitorais. Os partidos Alternativa Democrática Nacional (ADN), Reagir Incluir Reciclar (RIR) e Ergue-te
também apresentam candidatos em todos os círculos eleitorais.

Após um prazo para reclamações e recursos, as listas definitivamente admitidas são afixadas até 19 de Fevereiro, de acordo com o mapa-calendário da CNE. De todos os partidos inscritos no TC, apenas o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) não se candidata a qualquer círculo nestas eleições legislativas.

Nas eleições legislativas de 2019 e 2022, foram 21 as forças políticas que constaram nos boletins de voto. Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.

Votos | Dezassete opções partidárias estão inscritas nos boletins eleitorais pelo círculo de Setúbal

No total são 17 as forças políticas que entregaram, até ao início da semana passada – data
limite para entrega das listas candidatas – os nomes dos candidatos que esperam ver eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal.

Assim, no dia 10 de Março quando tiver à sua frente o boletim de voto, são estas as opções que vai encontrar – não pela ordem em que se apresenta: Alternativa 21 (MPT-A); Aliança Democrática (AD); Alternativa Democrática Nacional (ADN); Nova Direita (ND); Volt Portugal (VP); Juntos Pelo Povo (JPP); Bloco de Esquerda (BE); Partido Socialista (PS); Ergue-te (E); Pessoas-Animais-Natureza (PAN); Reagir Incluir Reciclar (RIR); Partido Trabalhista Português (PTP); Coligação Democrática Unitária (CDU); Iniciativa Liberal (IL); Livre (L); Chega (CH); e, Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP).

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -