3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAzeitão: Segunda fase de requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros avança...

Azeitão: Segunda fase de requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros avança em 2024

Intervenção visa o reforço da qualidade de vida urbana em matéria de acessibilidades, segurança, estacionamento e usufruto público

- PUB -

A segunda fase da requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros, em Azeitão, concelho de Setúbal, vai começar no “primeiro trimestre de 2024”. Representa um “investimento de 400 mil euros”, dividido entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da localidade, e destina-se a “melhorar a qualidade de vida da população”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

O projecto apresentado à população, na passada semana, pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, e Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, contempla a execução de diversas acções para “reforço da qualidade de vida urbana em matéria de acessibilidades, segurança, estacionamento e usufruto público”, explica a mesma nota de Imprensa.

Assim, na área norte da Rua Luísa Todi, será criada “uma nova bolsa de estacionamento automóvel com seis lugares, além da beneficiação das áreas de parqueamento já existentes, com a colocação de sinalética e a criação de rampas em espaços dedicados a veículos de pessoas com mobilidade reduzida”.

- PUB -

O plano de obra apresentado pelos autarcas inclui intervenções a executar na zona norte deste arruamento como a “criação de duas passadeiras e de novos acessos rodoviários aos edifícios para utilização exclusiva de veículos prioritários, como ambulâncias e carros de bombeiros, assim como o nivelamento de passeios junto da entrada para garagens”.

O total da intervenção, que tem “prazo de execução de 90 dias” abrange também a “beneficiação de passeios, tanto na Rua Luísa Todi como na Rua Augusto da Costa, a qual recebe uma nova área de estacionamento com 17 lugares”.

Por sua vez, o parque oeste de Pinhal de Negreiros, uma área com mais de 12 mil metros quadrados e uma estrutura verde maioritariamente composta por pinheiros-bravos, “será convertido num espaço multifuncional com equipamentos urbanos para usufruto público”.

- PUB -

Do projecto faz também parte a “criação de um campo polidesportivo, direccionado para modalidades como andebol, futebol, futsal e basquetebol, e que, em virtude do tipo de piso de betão, permite a prática de desportos como patinagem e skate”.

Esta área recebe ainda um “equipamento público para a prática de actividades de fitness ao ar livre, um parque infantil com brincadeiras para crianças dos cinco aos 12 anos, uma zona para a dinamização de pequenos eventos culturais e uma renovada área de merendas, com churrasqueiras, mesas e bancos, a instalar em novo local”.

Na área do parque oeste de Pinhal de Negreiros, além da criação de “percursos pedonais e cicláveis entre as ruas Luísa Todi e Poeta Calafate, são qualificados acessos rodoviários actualmente em terra batida localizados na envolvente do edificado e é definida uma nova bolsa de estacionamento com 19 lugares”.

O plano apresentado à população indica ainda que aos “200 metros de passeios a requalificar, aos 350 metros de novos caminhos pedonais e aos 42 lugares de estacionamento criados, junta-se o reforço da iluminação pública”

A requalificação da Urbanização de Pinhal de Negreiros estava programada para ser executada em quatro fases, mas, “em resultado de um esforço conjunto da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão, a segunda e terceira fases do projecto decorrem em simultâneo”, explica a mesma nota de Imprensa.

A primeira etapa deste projecto urbanístico foi concretizada na zona central da Rua Luísa Todi, com trabalhos de reabilitação de passeios, relocalização de ecopontos e contentores de resíduos sólidos urbanos e acções de reflorestação, enquanto a última fase incide no pinhal este da urbanização.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -