28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalGreve da Autoviação Feirense esta terça-feira afecta transportes públicos no concelho

Greve da Autoviação Feirense esta terça-feira afecta transportes públicos no concelho

BE de Setúbal mostra-se ao lado dos trabalhadores e afirma já ter questionado autarquia e Governo

 

- PUB -

Quem utiliza transportes públicos no concelho e distrito de Setúbal o dia de amanhã poderá trazer algumas complicações ao nível destes serviços. O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (STRUP/FECTRANS) convocou para esta terça-feira uma greve na empresa Autoviação Feirense, transportadora subcontratada pela Alsa Todi, que tem motoristas a actuar na Península de Setúbal, através da Carris Metropolitana.

Na base destas perturbações estão reivindicações que se prendem, entre outras, com o pagamento em atraso do “trabalho extraordinário, horas nocturnas e subsídios de refeição”, “aplicação e cumprimento integral do acordo de empresa da Alsa Todi”, e uma palavra contra o “assédio moral e laboral feito aos trabalhos”.

Em comunicado a central sindical lembra que, em Setembro, houve um “acordo da administração da Feirense em aplicar a convenção colectiva da Alsa Todi e pagar as remunerações em atraso, mas não cumpriu, continuando a somar dívidas para com estes trabalhadores”.

- PUB -

Por estas razões deverão sentir-se perturbações nas carreiras dos autocarros, das quais a STRUP/FECTRANS remete a total responsabilidade para a “administração da Feirense que não respeita quem trabalha”.

Bloco de Esquerda ao lado dos trabalhadores

A concelhia setubalense do Bloco de Esquerda mostra estar ao lado dos trabalhadores neste dia que será de greve. Em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE consideram que a “Autoviação Feirense, não tem cumprido com a convenção colectiva aos trabalhadores”.

- PUB -

Relembram que, a 30 de Junho, questionaram a Câmara Municipal de Setúbal, em sede de assembleia municipal, “situação reiterada por requerimento ao executivo face à falta de respostas em sede de assembleia municipal”.

Ao nível da Administração Central evocam o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda para afirmar que a questão já é conhecida pelos governantes.

“O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda já questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que medidas irá adoptar o Governo para garantir que a estes motoristas são garantidas condições de igualdade no cumprimento dos seus direitos laborais”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -