27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalServiços municipalizados com orçamento de 29,5M€ aprovado

Serviços municipalizados com orçamento de 29,5M€ aprovado

Previsão da despesa de investimento é de cerca de 8 milhões e 863 mil euros. Recurso a empréstimo bancário necessário

 

- PUB -

Cerca de 29,5 milhões de euros é o valor do Orçamento dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) para 2024, que o executivo camarário na última quarta-feira aprovou com votos favoráveis da maioria CDU e abstenções da oposição (PS e PSD).

A receita total prevista para o próximo ano é de pouco mais de 29 milhões e 501 mil euros: as receitas correntes ascendem a 29 milhões e 360 mil euros; as receitas de capital prevêem-se na ordem dos 140 mil e 250 euros.

De acordo com os documentos previsionais, as receitas de capital incluem “o recebimento 132 mil e 250 euros relativos a uma comparticipação na aquisição de veículos de recolha de resíduos urbanos biodegradáveis, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Fundo Ambiental”.

- PUB -

As taxas, multas e outras penalidades estão previstas em pouco mais de 2 milhões e 106 mil euros e “incluem a taxa de gestão de resíduos e as taxas de recursos hídricos (água e saneamento)”.

A previsão da despesa de investimento para o próximo ano, que engloba obras e aquisições imobilizáveis, é de cerca de 8 milhões e 863 mil euros. Pouco mais de 5 milhões desse valor da despesa prevista não têm financiamento definido, pelo que “tornar-se-á necessária a contração de um empréstimo bancário a médio e longo prazo de valor a definir posteriormente”.

No capítulo da despesa as acções e projectos a desenvolver contam com uma dotação orçamental de pouco mais de 29 milhões e 443 mil euros: cerca de 25 milhões e 606 mil euros de despesa corrente; e pouco mais de 3 milhões e 836 mil euros referentes a despesas de capital.

- PUB -

A gestão municipal da água, saneamento e resíduos urbanos foi iniciada há um ano. O Orçamento dos SMS para 2024 “segue a linha do anterior”. Ao mesmo tempo, marca a entrada numa nova fase da vida destes serviços municipalizdos, após um ano “marcado pelo complexo processo de instalação de recursos humanos e materiais, e seu reforço, face às insuficiências identificadas”.

Os documentos previsionais dos SMS aprovados pelo executivo camarário serão agora submetidos a apreciação na Assembleia Municipal de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -