6 Dezembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalServiços municipalizados mostram-se preocupados com aumentos abusivos da Amarsul

Serviços municipalizados mostram-se preocupados com aumentos abusivos da Amarsul

Organismo municipal alerta os residentes para que possam estar atentos e acompanhar as campanhas de recolha de lixo

 

- PUB -

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a alertar os munícipes para a “preocupante situação da gestão de resíduos” na cidade tendo em conta o aumento da tarifa praticada na recolha de resíduos pela Amarsul, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos em nove municípios da Península de Setúbal.

Num documento de alerta enviado para os residentes do concelho os SMS explicam que a empresa tem efectuado um “aumento sistemático das tarifas de tratamento de resíduos, na ordem dos 295% desde 2019” o que obriga estes e outros municípios a entregarem a pasta da recolha de resíduos.

Ao exprimirem que são contra este escalar de preços – que adjectivam como “abusivo e injustificado” – explicam que tem sido a autarquia a suportar os custos para que os cidadãos não sintam na carteira. “A Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a suportar através do seu orçamento, cerca de 50% do preço cobrado pela Amarsul, não reflectindo este valor na tarifa aos munícipes”.

- PUB -

Por essa razão dizem que os aumentos se têm mostrado como um “sério desequilíbrio financeiros” nas contas da autarquia sadina e nos serviços municipais. Pedem, por isso, aos munícipes que se “mantenham atentos e exigentes como sempre foram” e que possam estar a par e acompanhar “as acções e iniciativas a desenvolver pelo município e pelos SMS”.

Os serviços detalham ainda que, se tivessem necessidade de subir os valores para os munícipes, “seria necessário aumentar as tarifas em cerca de 150%”.

Em Julho deste ano Carlos Rabaçal, vereador na câmara municipal setubalense e presidente dos SMS, deu uma entrevista à PopularFM onde denunciava os “aumentos draconianos da tarifa da Amarsul”.

- PUB -

“Nos últimos cinco anos o aumento foi de 295%. Este ano é 39%. O município de Setúbal, como outros da região, tem vindo a acomodar esses custos e não tem vindo a repercutir esses custos nos munícipes, não tem aumentado as tarifas. Nós não aumentámos as tarifas durante cinco anos em Setúbal, no entanto este ultimo aumento de 39% veio criar um profundo desequilíbrio nas contas do município”, reflectiu o autarca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Ranking Maiores Empresas | Produtora de papel ameaça liderança de fábrica de automóveis na facturação

The Navigator Company está agora a pouco mais de 142 milhões de euros de distância da Autoeuropa no volume de negócios
- PUB -