4 Dezembro 2023, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHerdade da Mourisca como palco do turismo da natureza

Herdade da Mourisca como palco do turismo da natureza

Feira da natureza Observanatura quer dar a conhecer o património natural da região

 

- PUB -

A Herdade da Mourisca vai ser o palco de actividades de observação de aves, passeios pedestres, equestres e de barco, workshops e palestras neste fim-de-semana. Na 12.ª edição da feira de turismo da natureza Observanatura, que decorre na Herdade da Mourisca, em Setúbal, o objectivo passa pela promoção do turismo ornitológico e pretende ainda dar a conhecer o património do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Este evento vai funcionar amanhã, sábado, das 10h00 às 19h00 e no domingo das 10h00 às 18h00, contemplando uma feira com a participação de mais de três dezenas de expositores ligados ao turismo de natureza e de animação, associações e organismos públicos, além de um mercado de produtos locais.

Em nota de Imprensa, a autarquia explica que um dos momentos altos do fim de semana na Herdade da Mourisca será a “possibilidade de contemplação de aves emblemáticas” do Estuário do Sado.

- PUB -

Nos dois dias de evento, há passeios de barco a bordo da embarcação tradicional Mirasado, sendo também possível conhecer melhor a Herdade da Mourisca em passeios equestres de 12 minutos.

A organização prevê ainda uma visita, gratuita, para conhecer a flora e a vegetação da Herdade da Mourisca. Também nos dois dias, a Associação Clube Xzen dinamiza passeios para observação de insectos.

Esta edição contempla, igualmente, sábado e domingo, um conjunto de palestras com a participação de especialistas em ambiente, biodiversidade e o turismo de natureza.

- PUB -

Para quem prefere a fotografia, a programação de sábado reserva, das 10h00 às 12h00, a actividade “A fotografia da Natureza”, de participação gratuita. Estará ainda em exposição no recinto da feira um conjunto de imagens sobre a biodiversidade do IPS. O programa contempla ainda um passeio com detector de ultra-sons para conhecer os morcegos da Mourisca e actividades para observação de borboletas nocturnas.

No domingo há ainda espaço para actividades de anilhagem de aves e de observação de aves no posto fixo existente junto do Moinho de Maré.

Das 10h00 às 17h00, de domingo, realiza-se ainda iniciativa “Diálogo entre sabores e tradições”, com harmonização de vinhos e licores e degustações comentadas de produtos locais.

Já a iniciativa “Salicórnia, a jóia verde do Sado” promove uma visita guiada pelas salinas da herdade, com identificação das principais espécies comestíveis terminando com degustação de sarcocórnia e sal vegetal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Ranking Maiores Empresas | Produtora de papel ameaça liderança de fábrica de automóveis na facturação

The Navigator Company está agora a pouco mais de 142 milhões de euros de distância da Autoeuropa no volume de negócios
- PUB -