9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Herdade da Mourisca como palco do turismo da natureza

Herdade da Mourisca como palco do turismo da natureza

Herdade da Mourisca como palco do turismo da natureza

Feira da natureza Observanatura quer dar a conhecer o património natural da região

 

A Herdade da Mourisca vai ser o palco de actividades de observação de aves, passeios pedestres, equestres e de barco, workshops e palestras neste fim-de-semana. Na 12.ª edição da feira de turismo da natureza Observanatura, que decorre na Herdade da Mourisca, em Setúbal, o objectivo passa pela promoção do turismo ornitológico e pretende ainda dar a conhecer o património do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Este evento vai funcionar amanhã, sábado, das 10h00 às 19h00 e no domingo das 10h00 às 18h00, contemplando uma feira com a participação de mais de três dezenas de expositores ligados ao turismo de natureza e de animação, associações e organismos públicos, além de um mercado de produtos locais.

Em nota de Imprensa, a autarquia explica que um dos momentos altos do fim de semana na Herdade da Mourisca será a “possibilidade de contemplação de aves emblemáticas” do Estuário do Sado.

Nos dois dias de evento, há passeios de barco a bordo da embarcação tradicional Mirasado, sendo também possível conhecer melhor a Herdade da Mourisca em passeios equestres de 12 minutos.

A organização prevê ainda uma visita, gratuita, para conhecer a flora e a vegetação da Herdade da Mourisca. Também nos dois dias, a Associação Clube Xzen dinamiza passeios para observação de insectos.

Esta edição contempla, igualmente, sábado e domingo, um conjunto de palestras com a participação de especialistas em ambiente, biodiversidade e o turismo de natureza.

Para quem prefere a fotografia, a programação de sábado reserva, das 10h00 às 12h00, a actividade “A fotografia da Natureza”, de participação gratuita. Estará ainda em exposição no recinto da feira um conjunto de imagens sobre a biodiversidade do IPS. O programa contempla ainda um passeio com detector de ultra-sons para conhecer os morcegos da Mourisca e actividades para observação de borboletas nocturnas.

No domingo há ainda espaço para actividades de anilhagem de aves e de observação de aves no posto fixo existente junto do Moinho de Maré.

Das 10h00 às 17h00, de domingo, realiza-se ainda iniciativa “Diálogo entre sabores e tradições”, com harmonização de vinhos e licores e degustações comentadas de produtos locais.

Já a iniciativa “Salicórnia, a jóia verde do Sado” promove uma visita guiada pelas salinas da herdade, com identificação das principais espécies comestíveis terminando com degustação de sarcocórnia e sal vegetal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -