28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalExposição “inevitável e incontornável” relembra valores de Abril

Exposição “inevitável e incontornável” relembra valores de Abril [fotogaleria]

“Sempre com a força dos trabalhadores! 25 de Abril Presente e Futuro” foi ontem inaugurada

 

- PUB -

“Muitas lutas foram realizadas pelos trabalhadores deste distrito de Setúbal, distrito com grande tradição de unidade e luta dos trabalhadores, dos mais variados sectores de actividade”.

Foi em clima de nostalgia dos episódios de há 49 anos, época da Revolução dos Cravos, que Isabel Camarinha, secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional (CGTP-IN), falou na inauguração da exposição “Sempre com a força dos trabalhadores! 25 de Abril Presente e Futuro”.

A sindicalista salientou que a apresentação, oficialmente aberta na tarde de ontem, pretende mostrar a “luta dos trabalhadores” e a forma como esta foi determinante para a mudança do paradigma social que se sentiu na Revolução de Abril.

- PUB -

“A exposição que hoje inauguramos não pretende abranger toda a história de 50 anos da Revolução de Abril, e toda a luta desenvolvida para alcançar, porque tal seria impossível. Ela insere-se num programa que a CGTP iniciou, no passado mês de Abril, após o 49.º aniversário da revolução e que tem por base a importância determinante da luta dos trabalhadores na transformação da sociedade”.

No jardim da Casa Bocage, em Setúbal, foram cerca de duas dezenas as pessoas que se juntaram para uma mostra que está já incluída nas comemorações dos 50 anos da data do 25 de Abril de 1974. Presente estava também Pedro Pina, vereador na Câmara Municipal de Setúbal, que considerou a exposição como “inevitável”.

“Esta é uma exposição inevitável e desde já, em conversa que tivemos antes deste prelúdio, dizer que estaremos sempre disponíveis para quem todos os dias está ao lado dos trabalhadores”.

- PUB -

O autarca assumiu ainda a disponibilidade por parte da câmara municipal em continuar a acolher iniciativas associadas a esta temática. “Esta exposição é um passo incontornável naquilo que é também a prática dos equipamentos principais da Câmara Municipal de Setúbal”.

Pedro Pina desejou que a mostra, que está patente até 30 de Setembro, seja um “espaço também de reflexão, de informação e de debate naquilo que é o trabalho também que a CGTP faz com os trabalhadores portugueses”.

Palavras que fazem relembrar os valores de Abril foram também transmitidas por Luís Leitão, coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal da CGTP-IN, que lembrou que o mês de Setembro vai ser de “luta” pela melhoria das condições do Serviço Nacional de Saúde.

“A 16 de Setembro com várias manifestações por todo o País, a CGTP irá defender o Serviço Nacional de Saúde que tanta falta faz essencialmente para os trabalhadores e para a população em geral. Mas cá estamos hoje para defender, no presente, os valores de Abril e projectar os mesmos no futuro”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -