2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalComemorações do Dia de Bocage e da Cidade começam a 14 e...

Comemorações do Dia de Bocage e da Cidade começam a 14 e vão até 17 de Setembro

O dia feriado em Setúbal é a 15 de Setembro. Entrega de Medalhas honoríficas e várias actividades culturais e desportivas fazem parte da das comemorações   

- PUB -

As cerimónias do Dia de Bocage e da Cidade, que se assinala a 15 de Setembro, começa, como sempre, com o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, pelas 9h00. A agenda protocolar que marca o feriado de Setúbal continua com a deposição de flores na estátua de Bocage, frente ao edifício da Câmara Municipal, um acto solene acompanhado da leitura de poemas pela Casa da Poesia.

Organizadas pela Câmara de Setúbal, as actividades dedicadas a esta data prosseguem às 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a sessão solene onde vão ser atribuídas medalhas honoríficas reconhecendo “personalidades e entidades que se destacaram em diferentes esferas da sociedade e homenageia os trabalhadores municipais aposentados recentemente”, realça a autarquia em nota de Imprensa.

No mesmo dia, entre a 9h00 e as 12h00, realiza-se um peddy paper turístico, com início na Casa da Baía, na Avenida Luísa Todi, para levar os participantes à descoberta da cidade com o “desafio criativo” para captar imagens e partilhá-las nas redes sociais com a hashtag #experienciarsetubal.

- PUB -

Segundo o programa, que foi dado a conhecer na passada sexta-feira, na tarde do dia 15 a Casa Bocage, na Rua Edmond Bartissol, está de portas abertas entre as 14h00 e as 18h00 para visitas guiadas à exposição de longa duração “Bocage – Polémico, Discutido, Genial”, a qual “ajuda à descoberta” da vida e da obra do poeta, nascido a 15 de Setembro de 1765, em Setúbal.

Por sua vez o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe às 16h00 a sessão de lançamento da obra “O Essencial sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage”, de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos, publicação editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Uma hora depois, o mesmo salão do edifício-sede da Câmara Municipal é palco de novo encontro literário, com a apresentação da obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, dinamizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com momento cultural pela Associação Setúbal Voz.

- PUB -

O programa inclui ainda, entre as 17h00 e as 24h00, uma edição especial da Grande Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, a realizar no espaço público da Doca dos Pescadores, na frente ribeirinha da cidade.

Entretanto, a baixa setubalense, entre as 17h00 e as 19h00 é palco se “Tertúlias Bocageanas: 3 Músicos, 3 Largos, 3 Encontros de Poesia”, dinamizada pela Casa da Poesia de Setúbal e a Associação Cultural TOMA, com acções nos largos da Misericórdia, Ribeira Velha e Praça de Bocage.

A programação do feriado municipal encerra com o concerto Serenata de Coimbra | Evocação a José Afonso, às 21h30, nas arcadas dos Paços do Concelho, que junta o Grupo Quarteto de Coimbra, a Tertúlia Coimbrã de Miratejo, o Grupo Coimbra no Sado e o Núcleo de Poesia de Setúbal.

As comemorações dos 258 anos do nascimento de Bocage, embora centradas no feriado municipal de 15 de Setembro, incluem também actividades culturais nos dias 14, 16 e 17, as quais são dinamizadas em vários espaços e equipamentos da cidade.

A Biblioteca Municipal e polos recebem nos dias 14 e 15, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 a exposição bibliográfica “Bocage: Poesia que Ecoa na História”, com a apresentação de obras de e sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage. A 14 de Setembro, pelas 21h30, as arcadas dos Paços do Concelho recebem a Grande Noite do Fado de Setúbal, concerto de encerramento do projecto Fado em Setúbal, dinamizado pelo município com as cinco juntas de freguesia, que proporcionou, nesta edição, 22 concertos em todo o território.

Nessa noite actuam os fadistas Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Eugénio Almeida, Fernando Anselmo, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Nuno Rocha, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins, com os guitarristas Custódio Magalhães e Vítor Pereira.

Entre as várias iniciativas marcadas para os dias 16 e 17, destaque para o peddy paper turístico, entre as 10h00 e as 12h00 de sábado, que leva os participantes a entrarem num desafio orientado por um percurso circular, com início e fim na Casa da Baía; o objectivo é descobrir peças para construir um modelo em três dimensões de um bote setubalense. Enquanto isso, no Moinho de Maré da Mourisca, entre as 15h00 e as 17h00, acontece a “Tertúlia – Guitarra Clássica, Vinho e Poemas de Bocage”, com a declamação de sonetos de Elmano Sadino musicados ao vivo pelo dedilhar da guitarra clássica.

O programa de dia 16 conta ainda, na Casa Bocage, com uma actividade do Grupo de Leitura daquele equipamento municipal, enquanto a Casa das Imagens Lauro António exibe o 13.º episódio do documentário “Maior que o Pensamento – Zeca Afonso”, ambas com início às 16h00.

No bairro Forte da Bela Vista, junto da estátua Renascer, entre as 16h00 e as 22h00, realiza-se a 5.ª edição da Festa Sabores do Bairro, com actuações de artistas convidados, gastronomia e bancas de artesanato, actividade dinamizada no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

No dia seguinte, domingo, das 10h00 às 17h00, o mesmo equipamento turístico na Herdade da Mourisca recebe o Mercadinhos Entre Maré Viv’ó Bocage, com produtos regionais, artesanato e uma mostra de artes e ofícios em torno de temáticas comemorativas do poeta sadino.

Das 10h00 às 12h00, realiza-se, a partir do Moinho de Maré da Mourisca, o III Peddy Paper Literário Elmano Sadino.

- PUB -

Mais populares

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -