Conjuntos entregues a peregrinos e voluntários contam com mochila, garrafa de água reutilizável, terço, t-shirt, chapéu e fita
A Diocese de Setúbal apela a que “todas as pessoas que possam disponibilizar dias inteiros, ou parte do seu tempo”, se tornem voluntários e ajudem “na montagem dos kits para peregrinos e voluntários” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estão a ser preparados na zona industrial de Setúbal, mais precisamente no Vale da Rosa.
Os interessados, que devem ter mais de 15 anos, podem inscrever-se on-line, através do formulário disponível em https://forms.office.com/e/0Jbfcz3Hc1, ou podem fazê-lo presencialmente, sendo que a Fundação JMJ Lisboa 2023 “garante o transporte da estação de comboio de Setúbal para o local da montagem”.
Em publicação na sua página oficial, a Diocese de Setúbal explica que os kits que vão ser entregues aos peregrinos inscritos na JMJ são compostos por uma mochila, que vai ter “uma das cores e o logotipo da JMJ”, e uma t-shirt “vermelha ou verde”.
Além disso, vai ainda contar com uma garrafa de água reutilizável, que vai contribuir “para a preservação do planeta, redução de emissões associadas à produção e ao transporte de garrafas, resíduos em aterros e garrafas depositadas no oceano”, um terço feito em madeira, uma fi ta para a credencial e um chapéu, em estilo ‘panamá’.
Também os voluntários recebem um kit, que é semelhante ao que vai ser atribuído aos peregrinos, com as únicas diferenças a serem as cores da mochila e da camisola, que vão ser amarelas e ter a indicação de “voluntários”.
No total são necessários 600 mil kits, que começaram a ser montados a 1 de Julho e vão ser preparados até sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
“O Papa Francisco foi o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ e foi a primeira pessoa a receber o kit. O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, foi recebido em audiência pelo Papa, no dia 22 de Junho, e ofereceu o kit”.
Em Portugal, o conjunto foi apresentado pelo Comité Organizador Local no dia 27 de Junho, através da rede social Instagram. “Todos os produtos têxteis têm a Certifi cação OEKO-TEX® Standard 100. Esta garante que não foram utilizadas substâncias ou produtos químicos nocivos no seu fabrico, nem para o ambiente nem para a saúde humana”.
Na Jornada Mundial da Juventude vão participar mais de dois mil jovens da Diocese de Setúbal, quer seja enquanto peregrinos ou como voluntários.
Trata-se do “maior encontro de jovens do mundo promovido pela Igreja Católica”, que decorre em Lisboa de 1 a 6 de Agosto. Durante o evento, a Diocese de Setúbal, “pela proximidade geográfica”, estima acolher “cerca de 90 mil peregrinos, que ficarão alojados em espaços colectivos e famílias de acolhimento”.
O ponto alto da JMJ, “dedicada a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade”, é a presença do Papa Francisco, com o evento a trazer a Portugal mais de um milhão de jovens de 150 países”.