28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalAMRS promove congresso para reforçar estratégia de desenvolvimento regional

AMRS promove congresso para reforçar estratégia de desenvolvimento regional

Fórum Luísa Todi recebe no próximo dia 30 a iniciativa, que vai juntar representantes de autarquias e das mais diversas entidades da região

“Agregar Vontades, Construir o Futuro!” é o mote do congresso com que a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) vai assinalar 40 anos de existência. A iniciativa vai decorrer, no próximo dia 30, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

- PUB -

Contribuir para “o aprofundamento e reforço da Estratégia de Desenvolvimento Regional (PEDEPES)”, enquanto “instrumento do processo de desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentável”, é o objectivo do evento, revela a AMRS, em comunicado.

“O congresso regional pretende ser um amplo espaço de debate sobre o futuro da região, reunindo os vários agentes regionais com intervenção no território e no seu desenvolvimento, nomeadamente autarquias, entidades sociais, organizações sindicais, comunidade científica e educativa, empresas, agentes culturais e movimento associativo, contribuindo assim para reforçar a estratégia de desenvolvimento regional”, adianta a associação.

A AMRS promete dar, no decorrer do evento, “particular destaque” quer “às matérias relacionadas com a distribuição dos Fundos Estruturais Europeus” quer à “necessidade de reforço do investimento nacional em equipamentos e infra-estruturas estruturantes”, que potenciem “a centralidade e atractividade da região, sublinhando a capacidade de planeamento estratégico da região e dos municípios”. Isto tendo em conta o reconhecimento da “necessidade de garantir um quadro de investimento na região que permita concretizar as premissas consagradas no PEDEPES”.

- PUB -

“A coesão social e territorial da região, no plano interno e externo, bem como a importância das políticas públicas enquanto motores do desenvolvimento e promotores da cidadania e da participação estarão na ordem do dia, assim como o desenvolvimento económico, através da valorização do emprego com direitos e do reforço da capacidade produtiva e do tecido empresarial”, faz notar a AMRS.

Além da realização do congresso, a associação vai ainda inaugurar, também no próximo dia 30, a exposição itinerante intitulada “AMRS – 40 anos, Agregar Vontades, Construir o Futuro!”. A mostra, explica a entidade, “procura dar a conhecer o contributo da AMRS para a transformação do território e para a criação da identidade cultural, social e educativa da região de Setúbal”.

Os interessados em participar no congresso podem inscrever-se em https://www.amrs.pt/congresso-da-regiao-de-setubal até 27 de Junho.

- PUB -

Montijo Leitura em voz alta juntou 60 na Casa do Ambiente

Ainda no âmbito das comemorações do 40.º aniversário, a AMRS dinamizou no passado dia 7 a oficina “Leitura em Voz Alta nas Bibliotecas – Como? Quando? Porquê?”. A acção decorreu na Casa do Ambiente, em Montijo, e juntou cerca de 60 bibliotecários, técnicos municipais, professores e estudantes. Ana Cristina Silva (ISPA), Natália Ricardo (PNL) e Cláudia Brites (Câmara do Seixal) foram as oradoras participantes na iniciativa, que contemplou debate e leitura em voz alta a cargo do Grupo “Nós e Voz”, da Escola Secundária D. João II, e de Manuel Cruz.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -