29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMostra das Tradições Marítimas com três semanas sobre biodiversidade marinha

Mostra das Tradições Marítimas com três semanas sobre biodiversidade marinha

Animação musical, actividades para a comunidade e acções de sensibilização compõem o programa do certame que volta ao Parque Urbano de Albarquel

 

- PUB -

A educação marinha e a biodiversidade vão ser os dois temas focados na Mostra das Tradições Marítimas que este ano se realiza de 31 de Maio a 18 de Junho. O certame que volta a decorrer no Parque Urbano de Albarquel conta este ano com a organização da União de Freguesias de Setúbal à qual se juntaram a Junta de Freguesia de São Sebastião, a Junta de Freguesia do Sado e a Câmara Municipal de Setúbal.

Ao longo de três semanas serão mais de 3 mil os alunos das escolas do concelho que vão visitar e frequentar as actividades relacionadas com a biodiversidade marinha. “Entre conchas, cracas e ovos de raia, as crianças irão aprender que por debaixo de cada pedra à beira-mar existe um mundo. Com um contacto directo com os resíduos da biodiversidade recolhidos na praia, as crianças sentem-se mais próximas e sensíveis às questões da preservação. Do berçário até ao fi nal da vida, as crianças que por lá passarão ficarão a conhecer muitas das espécies protegidas presentes à porta das suas casas”, refere a junta de freguesia organizadora numa publicação do Facebook.

Mas as actividades não se cingem apenas aos mais pequenos, ao longo de toda a mostra serão dezenas as actividades vocacionadas para os utentes dos centros comunitários e lares sadinos, para que também estes possam estar envolvidos nas oficinas.

- PUB -

Programa com actividades para todos

O 31 de Maio marca não só o início das actividades do evento, bem como as comemorações do Dia Nacional do Pescador, e por isso, serão nesse dia depositadas flores no Memorial dos Pescadores Setubalenses desaparecidos. É pelas 10h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, em Setúbal.

Nesse mesmo dia, e até 18 de Junho, inicia-se a exposição fotográfica “Famílias do Mar” patente junto à Doca dos Pescadores, na Avenida José Mourinho. Com a mesma duração decorre, no Parque Urbano de Albarquel, a exposição de Apetrechos de Pesca, Projecto Escola Azul, Artesanato do Mar, Círios Marítimos, Oficinas Marinhas e Oficinas das Tradições
Marítimas.

- PUB -

Assim como a mostra gastronómica “Petiscos com sabor a mar” – das 11h00 às 22h00 em Albarquel – e a animação musical, de domingo a quinta-feira pelas 18h30 e de sexta-feira a sábado pelas 20h00. De 1 a 16 de Junho, das 09h30 às 16h30, os dias úteis são reservados para as Oficina de Educação Marinha, Oficina de Tradições Marítimas, Oficina Náutica ministradas às escolas básicas de Setúbal.

A 2 de Junho prevê-se a realização de uma acção de sensibilização sobre o consumo de pescado, no Mercado 2 de Abril, das 09h30 às 16h30. No dia seguinte esperam-se actividades dedicadas aos utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal durante todo o dia, em Albarquel.

No domingo os baptismos de mar decorrem entre as 10h00 e as 12h00, e durante a tarde, das 15h00 às 16h30 no Parque Urbano de Albarquel. Às 17h00, no Convento de Jesus, a Nossa Senhora do Cais, realiza-se a Procissão do Senhor Jesus do Bonfim.

Na terça-feira, 6 de Junho, o Mercado do Livramento recebe de manhã uma acção de sensibilização sobre o consumo de pescado, à semelhança do que decorreu na semana antes. As actividades para os utentes do Espaço MaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião decorrem pelo resto do dia, tal como no dia 8 de Junho em que as iniciativas serão dirigidas aos cidadãos sénior da União das Freguesias de Setúbal e da Freguesia de São Sebastião.

No penúltimo fim-de-semana espera-se a abertura do “Cais Vivo – Actividades abertas à comunidade”, no sábado das 10h00 às 17h00 no Parque Urbano de Albarquel. O domingo reserva uma missa em homenagem aos pescadores, na Igreja de São Sebastião, e um almoço-convívio da Família dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, em Albarquel.

A acção de sensibilização sobre o consumo de pescado volta na terça-feira, 13 de Junho, mas desta vez ao Mercado do Rio Azul, e novamente na sexta-feira, no Mercado Nossa Senhora da Conceição, das 09h00 ao 12h30.

O último sábado o “Cais Vivo – Oficina de Sensibilização para a Segurança Náutica” decorre pelas 10h00 e as actividades do “Cais Vivo” voltam a acontecer durante todo o dia. No domingo, a corrida de botes a remo, pelas 10h00, e o almoço da comunidade piscatória, às 13h00, encerram o último dia do vasto programa da Mostra das Tradições Marítimas.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -