20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentro Hospitalar foi o melhor a encontrar pessoas para estudo sobre insuficiência...

Centro Hospitalar foi o melhor a encontrar pessoas para estudo sobre insuficiência cardíaca

Unidade hospitalar foi a primeira a concluir o recrutamento de participantes para estudo clínico centrado no tratamento precoce da insuficiência cardíaca

 

- PUB -

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) foi “o primeiro do País a concluir o recrutamento” de participantes para um estudo clínico centrado no “tratamento precoce da insuficiência cardíaca”.

Desta forma, o CHS tornou-se o melhor recrutador nacional do estudo clínico EVOLUTION – HF, “um estudo observacional, não interventivo em doentes com insuficiência cardíaca e medicados com Dapaglifozina em Portugal”.

Em comunicado, a unidade hospitalar sadina explica que “o promotor é a AstraZeneca Portugal, sendo a investigadora principal no CHS a médica Sara Gonçalves e Cláudia Paiva (Unidade de Investigação Clínica NOVA), a coordenadora de estudos clínicos”.

- PUB -

Além disso, “a equipa de investigação conta ainda com sub-investigadores”, entre os quais estão os “médicos Tatiana Duarte, Margarida Madeira, Hugo Viegas e Pedro Carreira, bem como com a equipa de enfermagem, [que integra] Ana Sousa, Crisálida Ferreira, Andreia Soares e Dina Ferreira”.

O Centro Hospitalar de Setúbal foi “o primeiro centro a concluir o recrutamento em ambas as coortes do estudo, ainda antes do término previsto pelo promotor”, sendo que “foram incluídos 45 participantes (35 na coorte retrospectiva e 10 na coorte prospectiva”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -