29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama promete programa cultural vasto

Centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama promete programa cultural vasto

Comemorações estendem-se até 10 de Abril de 2024, data em que o poeta comemorava o 100.º aniversário

 

- PUB -

“Há um programa vasto, que ainda não está fechado. Pretendemos levar o que nos deixou Sebastião da Gama no que foi a sua vida muito ligada a um património natural, à sua imponência, a toda a sua diversidade, no fundo da vida, porque neste território da Arrábida, como nós hoje dizemos, há sempre vida e ela vai evoluindo e vai-se transformando”.

São palavras de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ditas ontem perto da estátua do “Poeta da Arrábida”, em Vila Nogueira de Azeitão, dia em que o poeta Sebastião da Gama completaria 99 anos.

Na cerimónia, em que foi apresentado o programa cultural para comemorar o centenário do casal Joana Luísa e Sebastião da Gama, marcaram presença Pedro Pina, vereador da Cultura na Câmara sadina, Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Lourenço de Morais, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, e elementos da Casa da Poesia de Setúbal que leram “Alegria”, “Sinal”, “Versos para eu dizer de joelhos” e “O sonho”, poemas da autoria do poeta setubalense.

- PUB -

A câmara sadina em parceria com a associação cultural começou as homenagens a 28 de Fevereiro e os eventos culturais vão ser estendidos até 10 de Abril de 2024, momento “em que os dois membros do casal completariam 100 anos”, refere o comunicado da Câmara Municipal.

Uma das iniciativas planeadas é um ciclo de conferências com o nome “Ler Sebastião da Gama” e arranca já no próximo dia 5 de Maio, com Alberto Manguel a falar pelas 16 horas no Forte de Albarquel, e Frei Hermínio às 18 horas de 27 de Maio. Lourenço de Morais diz que esta actividade pretende incentivar a “uma leitura crítica” da obra de Sebastião da Gama, referindo ainda a necessidade de colmatar esta falha.

“Com estas conferências procuramos vir suprir essa necessidade e, se tudo correr bem, virmos a publicar parte dessas intervenções”. O 100.º aniversário do poeta faz com que este seja o tema deste ano da Grande Marcha de Setúbal e da Feira de Sant’Iago. Sónia Paulo deixou um agradecimento ao escritor “que tão novo conseguiu deixar um património tão grande e valioso”, bem como à sua mulher, Joana Luísa, “por toda a dedicação que teve para que hoje ele continue a ser celebrado”.

- PUB -

André Martins referiu que o programa cultural não está ainda fechado e reflecte a importância de eternizar a memória do poeta. “Vamos continuar com este programa, lançando a ideia de que vale a pena espalhar a palavra de Sebastião da Gama, porque a relação do homem com a natureza está bem expressa ali. O amor também, que é funda-
mental. Tudo o que pudermos fazer para divulgar estas mensagens e esta vivência de Sebastião é sempre muito positivo, na defesa de nós próprios enquanto sociedade e enquanto humanidade”, disse o autarca.

 

Nota de redação

Notícia atualizada às 16h25.

“Comemorações estendem-se até 10 de Abril de 2024, data em que o poeta comemorava o 100.º aniversário”

“Frei Hermínio às 18 horas de 27 de Maio”

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -