24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSemana do Choco junta 53 restaurantes para mostrarem a gastronomia da cidade

Semana do Choco junta 53 restaurantes para mostrarem a gastronomia da cidade

Organização do festival promove uma oficina pedagógica, um passeio pedestre e uma degustação comentada para dar a conhecer a iguaria sadina

 

- PUB -

Uma oficina pedagógica, um passeio pedestre e uma degustação comenta- da, são três das actividades da edição deste ano da Semana do Choco que decorre de 14 a 23 de Abril. São 53 o número de restaurantes sadinos que vão participar nestes dez dias de festa integrados no ciclo gastronómico “Setúbal, Terra de Peixe” organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

O festival gastronómico propõe-se a dar a conhecer pratos típicos de choco como “Choquinhos de Pé Descalço, na Casa do Peixe, Choco à Mestre Gonçalves, em O Bote, Bao de Choco, na Casa Japonesa, Arroz Negro, na Tasca da Avenida, Massinha de Choco, na Parreirinha do Sado, e Risoto Mármore de Choco, no Restaurante Xtoria”, enumera a autarquia sadina em comunicado.

“O choco e o seu ciclo de vida” é o título da oficina pedagógica que se realiza a 22 de Abril, pelas 15h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. A actividade é indicada para maiores de 3 anos e tem a entrada gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, cujo link está disponível no site da autarquia, que pode ser feita até 20 de Abril.

- PUB -

No dia seguinte cumpre-se o passeio pedestre “O choco e o Estuário do Sado”. Com início marcado para as 9h30, e com o ponto de encontro a ser combinado posteriormente com os participantes inscritos, a iniciativa é também gratuita. Tal como acontece com os outros dois eventos, as inscrições podem ser realizadas no site da câmara municipal até 20 de abril.

Ainda a 23 de Abril, pelas 17h00 no Rancho Folclórico das Praias do Sado, dá-se início a uma sessão do ciclo “Encontros Prováveis”. A “actuação e apresentação etnográfica e degustação etnográfica” é indicada para os maiores de 10 anos e está também sujeita ao preenchimento de uma ficha de inscrição, nos mesmos moldes que as actividades anteriores.

A Semana do Choco 2023 tem o apoio da Quinta de Catralvos e do Rancho Folclórico de Praias do Sado e é uma iniciativa incluída no novo ciclo de eventos gastronómicos da cidade, iniciado em Março com a Semana dos Bivalves, com o objectivo de “destacar iguarias como a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra”.

- PUB -

Festival Conheça os 53 restaurantes participantes

Na Semana do Choco 2023 participam os restaurantes 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Adega Leo do Petisco, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Casa de Pasto O Orlando, Casa Japonesa, Casa Morena, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Flórida, Mar Azul 2 e Marisqueira Sab’amar.

Do leque gastronómico fazem ainda parte a Nova Taberna O Pescador, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Douradinho, O Jacques, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2.

Para completar juntam-se ainda O Novo Lídia, Ó Manel, O Migas, O Sonho, Rio Azul, Velho Lídia, Xtoria, Restinguinha, Sem Horas e Solar do Marquês, e as tascas da Avenida, do Duca, do toninho, do Xico da Cana e Kefish, assim como o Terraço do Mercado e o Verde e Branco.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -