29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPresidente da Câmara de Setúbal acusa vereadores do PS de falta de...

Presidente da Câmara de Setúbal acusa vereadores do PS de falta de respeito e educação

Polémica sobre apoio às colectividades continua com André Martins a responder a acusações do PS

 

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal acusa os vereadores do PS de “falta de respeito e educação” e argumenta que a gestão da autarquia é “competência própria” do chefe do executivo do município.

Esta reacção do autarca da CDU surge na forma de um comunicado enviado este sábado à redacção d’O SETUBALENSE em resposta às acusações do PS relativamente à retirada de três propostas de apoios a colectividades na última reunião de câmara.

“É competência própria do presidente da câmara a gestão da autarquia” pelo que “incumbe” ao chefe do executivo “assegurar o cumprimento do orçamento no respeito pelas regras da administração autárquica e da boa gestão pública”, refere a nota assinada pelo gabinete de André Martins.

- PUB -

Sobre a retirada das propostas, o presidente da câmara sublinha que “toda e qualquer proposta” que resulte em despesa para o município tem que ter “cabimentação prévia” e que o “direito” de os vereadores apresentarem propostas de alteração “não se sobrepõe à obrigatoriedade de registo de cabimentação”.

O autarca da CDU reforça que há uma “obrigação da câmara de discutir e deliberar apenas sobre despesas previamente cabimentadas” e que os apoios propostos pela maioria comunista “foram previamente acordados” com as colectividades em causa, que são as participantes nas marchas populares deste ano.

Neste comunicado, o gabinete do presidente da câmara diz que está em causa a “legalidade e a responsabilidade da gestão autárquica” e que “a adjectivação costumeiramente utilizada pelos vereadores do PS” demonstra “falta de respeito e educação”.

- PUB -

“O estilo nervoso e ofensivo demonstrado [pelos vereadores do PS] apenas alimenta sentimentos antidemocráticos e esconde a ausência de capacidade de proposta de alternativas políticas”, acrescenta.

A nota refere ainda que “por muito que incomode os vereadores do PS, foi a CDU e o presidente André Martins que foram eleitos para gerir os destinos do município neste mandato” e que vão “manter o compromisso com a população” prosseguindo o “projecto político sufragado nas eleições”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -