19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDataRede prepara-se para instalar novos parquímetros em doze zonas da cidade

DataRede prepara-se para instalar novos parquímetros em doze zonas da cidade

Acção estava prevista para 6 de Fevereiro, mas foi reagendada por “motivos alheios à vontade” da concessionária

 

- PUB -

A instalação de novos parquímetros em várias zonas da cidade de Setúbal, cujo arranque estava inicialmente previsto para o dia 6 de Fevereiro, foi reagendada para a próxima sexta-feira, 31 de Março, uma vez que, por “motivos alheios à vontade” da DataRede, “não foi possível efectuar a implementação das novas zonas tarifadas nas datas previstas”.

Desta forma, a empresa responsável pela gestão e fiscalização do estacionamento tarifado em Setúbal vai realizar a acção na próxima semana, sendo que vão ser instalados parquímetros nas dez zonas inicialmente programadas, assim como em duas novas ruas.

Significa isto que o estacionamento vai passar a ser pago na avenidas José Mourinho – localizada entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua dos Trabalhadores do Mar –, Dr. António Rodrigues Manito, no troço compreendido entre a Rotunda do Lápis e a Praça VFC, e República da Guiné-Bissau.

- PUB -

Incluída na acção, que requer “a inexistência de viaturas nos espaços alvo de intervenção”, estão ainda as Ruas João de Deus, Guilherme Gomes Fernandes, do Gaz, Teotónio Banha e Balneário Dr. Paula Borba.

Os trabalhos prevêem igualmente a colocação de parquímetros nas ruas Dr. Manuel Gamito, Independência das Colónias, dos Comediantes e José Pedro da Silva, com a empresa a garantir que “esta acção visa uma utilização mais racional do estacionamento, por via do seu pagamento, o que permitirá uma maior mobilidade urbana”.

Já a fiscalização, cuja competência é “do município, das autoridades policiais e dos trabalhadores da concessionária”, vai começar a ser realizada a partir de 12 de Abril. Desta forma, são doze as zonas nas quais o estacionamento vai passar a ser pago nos dias úteis, entre as 09 e as 19 horas, e aos sábados, entre as 09 e as 13 horas.

- PUB -

Os parquímetros começaram a ser instalados em Setúbal a 28 de Março de 2022, com a concessão a abranger os 1 487 lugares pagos existentes até à referida data e a prever o acréscimo de 6 813 novos lugares de estacionamento tarifado. Contudo, o valor a pagar pelo estacionamento varia consoante as zonas da cidade, sendo que estas estão divididas por vermelha, azul e amarela.

A vereadora da Mobilidade na Câmara de Setúbal, Rita Carvalho, já havia explicado que nas “zonas vermelhas prevê-se uma maior rotatividade, pelo que têm o tarifário mais elevado”. As zonas azuis, por sua vez, “têm o tarifário intermédio e as amarelas são áreas de baixa rotação”.

O SETUBALENSE tentou contactar a DataRede, empresa madeirense responsável pelo estacionamento em Setúbal há um ano – com a concessão a ser válida por um prazo de 40 anos –, com o objectivo de obter mais alguma informação sobre a instalação dos novos parquímetros, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -