26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalDistrital do PS desafia PCP a retirar pelouros atribuídos a vereadores eleitos...

Distrital do PS desafia PCP a retirar pelouros atribuídos a vereadores eleitos pelo Chega

Socialistas consideram “grave” e repudiam posição assumida pelos comunistas

 

- PUB -

A Federação Distrital de Setúbal do PS desafia as gestões autárquicas da CDU em Seixal e Sesimbra a voltarem atrás na atribuição de pelouros aos vereadores que foram eleitos pelo Chega. O repto surge na sequência da entrevista de Armindo Miranda, responsável pela Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, à Popular FM e a O SETUBALENSE, no passado dia 10.

Na entrevista, o comunista acusou a gestão socialista na Moita de se apoiar no vereador eleito pelo Chega para conseguir maioria no executivo, apesar de o autarca daquele partido não ter recebido pelouros. Ao invés do que sucede em Seixal e Sesimbra, situações que Armindo Miranda justificou com aquela que é a prática habitual do PCP nas autarquias: oferecer pelouros a todos os eleitos.

A estrutura distrital do PS critica “o reconhecimento do PCP dos acordos que estabeleceu com dois vereadores eleitos nas listas do Chega, nos concelhos de Sesimbra e Seixal, em que lhes são atribuídas funções executivas”. “Trata-se de uma posição grave, que merece o nosso repúdio. Tanto mais quanto o PS, em Sesimbra, ofereceu condições de governabilidade à CDU, ao contrário do que este partido fez ao PS na Moita, em que as condições de governabilidade são idênticas”, consideram os socialistas, em nota de Imprensa.

- PUB -

Ao mesmo tempo, o PS reafirma “total intransigência com o Chega ou eleitos” do partido liderado por André Ventura e dispara: “Não contribuiremos para a normalização deste partido e voltamos a desafiar o PCP para quebrar os acordos de governabilidade que estabeleceu com o Chega nas diversas autarquias e que agora o responsável regional do PCP assume sem pudor.”

Os vereadores eleitos pelo Chega, de resto, passaram a independentes nas três autarquias.

Na mesma nota, os socialistas explicam ainda a saída dos municípios de Almada, Barreiro e Moita da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

- PUB -

“O PCP quebrou o compromisso assumido com o PS, que apenas viabilizou a eleição da direcção da AMRS com o compromisso de diminuição imediata do orçamento – associado à diminuição das quotas pagas pelos municípios. O PCP recusa-se a diminuir o orçamento de uma estrutura que nenhuma utilidade tem revelado aos cidadãos”, afirmam. E reforçam, a concluir, que “o PCP é incapaz de provar a utilidade e retorno dos milhões investidos” na AMRS pelos municípios, os quais “pagam uma quota muito superior à que pagam para a Área Metropolitana de Lisboa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -