19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDuas dezenas de escolas reconhecidas por práticas ambientais em cerimónia no Moinho...

Duas dezenas de escolas reconhecidas por práticas ambientais em cerimónia no Moinho da Mourisca

Vereadora da Educação, Carla Guerreiro, salientou que os estabelecimentos de ensino “têm actividades muito enriquecedoras”

 

- PUB -

Foram 23 os estabelecimentos de ensino do concelho de Setúbal que foram reconhecidos pelas práticas ambientais que desenvolveram no ano lectivo 2021/2022. Em cerimónia realizada esta segunda-feira no Moinho de Maré da Mourisca, as escolas foram galardoadas com certificados e bandeiras verdes no âmbito do projecto Eco-Escolas.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “este programa, destinado a todos os graus de ensino, do pré-escolar ao secundário, é implementado na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), no Jardim de Infância Aquário – Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, no Colégio Adventista, na Creche e Jardim de Infância do Arco Íris e na Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI)”.

Também as “escolas básicas Bairro Afonso Costa, Barbosa du Bocage, da Gâmbia, n.º 4 dos Pinheirinhos, do Montinho da Cotovia, de Azeitão, Luísa Todi, do Alto da Guerra, n.º 11 Humberto Delgado e n.º 6 do Monte Belo”, assim como “a Escola Primária Santa Ana e a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas”, estão envolvidas no projecto.

- PUB -

“Fazem ainda parte do programa a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a Escola Profissional de Setúbal, e as escolas superiores de Ciências Empresariais, de Educação, de Saúde e de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal”.

O Eco-Escolas, “programa internacional que chegou a Portugal em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa”, tem como objectivo “encorajar e promover a escola como um local privilegiado para a educação ambiental e sustentabilidade”.

Durante a cerimónia, a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, frisou que “as escolas têm actividades ambientais muito enriquecedoras, com um contacto muito grande com a natureza, importantes para a promoção da consciência ambiental”.

- PUB -

Para a autarca, que detém os pelouros da Educação e do Ambiente, os certificados e bandeiras verdes Eco-Escolas “atestam o forte envolvimento da comunidade educativa no desenvolvimento de acções de educação e sensibilização ambiental”.

Já Luís Matos, representante da Junta de Freguesia de São Sebastião, salientou “a importância do papel desempenhado na promoção da consciência ambiental”. “[A comunidade educativa e os autarcas] têm a responsabilidade de transmitir e passar consciência ambiental aos jovens”, frisou o vogal com o pelouro da Educação.

Na acção, realizada na manhã de segunda-feira, esteve igualmente a presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, assim como Fátima Silveirinha, represente do executivo da União das Freguesias de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -