27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalClube de Ténis de Setúbal vai dar nova vida aos Campos Desportivos...

Clube de Ténis de Setúbal vai dar nova vida aos Campos Desportivos do Parque da Bela Vista

Protocolo envolve a autarquia e três entidades ligadas ao ténis para dar mais incremento à modalidade   

- PUB -

Os Campos Desportivos do Parque da Bela Vista, em Setúbal, que neste momento apresentam algum estado de degradação, vão ser requalificados e modernizados. Uma obra que vem na sequência de um protocolo de cedência agora assinado entre a Câmara Municipal, proprietária deste complexo, e o Clube de Ténis de Setúbal.

O acordo, que vai envolver o apoio da Associação de Ténis e Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis, visa criar “melhores condições para a prática desportiva”, no concelho, em grande parte na modalidade de ténis. “Iremos apoiar a realização de mais provas em Setúbal”, disse na assinatura do protocolo, na passada sexta-feira, o presidente da Federação, Vasco Costa, que apontou o concelho sadino como um dos que mais torneios da modalidade organiza.

A cedência deste complexo desportivo ao Clube de Ténis de Setúbal, para gestão e utilização, decorre por 16 anos, com possibilidade de renovação automática por iguais períodos, tem “um significado muito importante para a comunidade setubalense. Estamos a celebrar o desporto”, comentou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins. “Com esta parceria estão a ser criadas melhores condições para a prática desportiva” e, com esta, “além do convívio”, também mais condições para “a saúde”, dos cidadãos.

- PUB -

Depois de apontar que os Campos Desportivos do Parque Verde da Bela Vista “estão num processo com alguma degradação”, André Martins manifestou que as associações com maior “conhecimento e dedicação” ao ténis “têm melhores condições para preservar aqueles equipamentos”, e potencial para criar “melhores condições” para atrair praticantes para a modalidade. Daí as três associações estarem neste protocolo de parceria com a Câmara de Setúbal.

Assinado por André Martins, pelo presidente do Clube de Ténis de Setúbal, António Estevão, por Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e pelo vice-presidente da Associação de Ténis de Setúbal, Jorge Manuel Marques, o protocolo foi aprovado na reunião de câmara a 16 de Novembro, e estabelece que as três entidades se comprometem a “requalificar e modernizar o equipamento municipal na Bela Vista composto por dois campos de ténis, dois campos de basquetebol, um campo de futebol e futsal e um edifício de apoio, numa área de seis mil metros quadrados”.

Ou seja, contempla a “melhoria das condições das estruturas físicas existentes e a criação de novas estruturas que potenciem a oferta desportiva, bem como a formação de recursos humanos especializados, a promoção da prática do ténis e dos desportos de raquete e o seu desenvolvimento nas vertentes formativa, recreativa e competitiva”.

- PUB -

Além de criar condições para equipas representativas da cidade, do concelho e do distrito de Setúbal, é objecto do acordo a organização em Setúbal de competições de ténis de nível local, regional, nacional e internacional.

Está ainda definido que o Clube de Ténis de Setúbal “deve repavimentar os dois campos de ténis existentes, no prazo de um ano, e criar dois novos campos, no prazo de três anos, competindo-lhe ainda apresentar à autarquia um Plano Anual e Plurianual de Desenvolvimento e Dinamização dos espaços concessionados”, sublinha a Câmara Municipal em nota de Imprensa.

O mesmo protocolo estabelece que a Federação Portuguesa de Ténis se compromete a “apoiar o Clube de Ténis de Setúbal com uma comparticipação financeira de 50% dos custos de reconversão dos dois campos de ténis e da criação dos dois novos courts, com o limite de 50 mil euros por ano”.

Na sua intervenção, António Estevão agradeceu à autarquia a disponibilidade para avançar com este protocolo, o qual considera “benéfico para a cidade”, e particularmente para a Bela Vista, ao permitir que o Clube de Ténis de Setúbal “leve parte das suas iniciativas às escolas”, além da realização de provas do calendário nacional.

Por sua vez o vice-presidente da Associação de Ténis de Setúbal manifestou que a Associação de Ténis de Setúbal vai estar empenhada no sucesso desta parceria que além de “inclusiva”, pretende “desmistificar a ideia de que o ténis é uma modalidade elitista”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -