3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPaulo Manuel da Cruz assume presidência da direcção da Cáritas Diocesana de...

Paulo Manuel da Cruz assume presidência da direcção da Cáritas Diocesana de Setúbal

Novo presidente sucede a Domingos Ferreira de Sousa no cargo. Órgãos sociais empossados

 

- PUB -

Os novos órgãos sociais da Cáritas Diocesana de Setúbal foram empossados na passada sexta-feira, no Centro Social S. Francisco Xavier, sede da instituição. Paulo Manuel da Cruz, que desempenhava as funções de vice-presidente, sucede a Domingos Ferreira de Sousa na presidência da direcção, ao fim de dois anos de mandato.

Além de Paulo Cruz, a direcção conta com a secretária Maria de Fátima Baltazar, a tesoureira Andreia Silva e os vogais Luís Dentinho e Maria Helena de Mattos. O conselho fiscal é presidido por António Soares e inclui o secretário Victor Pereira, o vogal Flamino Viola e os vogais suplentes Manuel Ruivo e Maria Teresa Segura.

Domingos de Sousa pediu exoneração de funções, após ter presidido à Cáritas durante seis anos, cumprindo dois mandatos, o último iniciado a 2 de Dezembro de 2020. Mas vai continuar a acompanhar o grupo sócio-caritativo da paróquia, onde começou a trabalhar há cerca de duas décadas.

- PUB -

Domingos mostrou desde o início o amor e a caridade para com o próximo, aceitando, embora com alguma incerteza, o convite feito pelo então Bispo José Ornelas. A partida, confessa, cria um misto de sentimentos, porque parte com saudade, mas com a satisfação de quem sabe que trilhou um percurso de sucesso.

“Não vou fazer história, porque a história será feita, mas dir-vos-ei que parto tranquilo, porque a Cáritas cresceu nestes anos; tenho mais respostas especiais, mais trabalhadores, mais responsabilidades”, afirmou.

Sublinhando o desafio que se avizinha, e em agradecimento especial a quem com ele assumiu a direcção da Cáritas, expressou a sua confiança em quem passou a ocupar, agora, as suas funções: “Se o desafio que eu tive foi grande, o desafio que enfrenta [o novo presidente] não é nada menor”, considerou.

- PUB -

E a concluir adiantou: “Sempre que entra alguém de novo numa instituição, numa empresa, entidade, seja ela qual for, acrescenta sempre algo de novo, melhora sempre”.

Também presente, Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de setúbal da Segurança Social, contribuiu com um discurso de esperança no futuro, destacando a dedicação e rigor com que Domingos de Sousa enfrentou os desafios que se lhe apresentaram ao longo do seu percurso na instituição.

Na sua opinião, nada acontece por acaso, e o antigo presidente cumpriu o propósito que lhe estava destinado, o compromisso “para com aquilo que era o bem e o cuidar dos outros”, disse.

A cerimónia de tomada de posse foi antecedida da celebração de Eucaristia, conduzida pelo padre José Lobato, administrador diocesano.

“Caridade” e “Amor” foram as palavras escolhidas como mote deste evento, com base na leitura do evangelho. O pároco sublinhou a importância fundamental naquilo que é, dentro da sociedade e sempre em comunhão com Deus, a forma de trabalhar da Cáritas Diocesana. “Sem caridade”, afirmou, nada atinge a sua plenitude, e “a caridade é para perdurar eternamente”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -