7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFuturo Bispo de Setúbal já anda pela cidade e marca presença entre...

Futuro Bispo de Setúbal já anda pela cidade e marca presença entre os fiéis

Nome do ex-bispo de São Tomé e Príncipe ganha cada vez mais força para suceder a D. José Ornelas e ser o quarto Bispo de Setúbal

 

- PUB -

Manuel António dos Santos já anda pela cidade sadina, tem estado em diversas celebrações religiosas e é cumprimentado por fiéis, sendo que tal presença poderá significar que a nomeação de um novo Bispo para a Diocese de Setúbal está para breve.

Como O SETUBALENSE já havia noticiado em Setembro último, tem sido transmitida uma mensagem de esperança em diversas missas, nalgumas das quais o ex-bispo de São Tomé e Príncipe tem sido visto, de que o Natal traga um novo Bispo de Setúbal.

Natural de São Joaninho, Distrito de Viseu, D. Manuel António dos Santos foi, de 1997 a 2001, pároco de São Sebastião e responsável pela Vigararia do Coração de Maria, com a sua forte experiência e conhecimento do território sadino a colocá-lo na mira para suceder a D. José Ornelas.

- PUB -

Na ‘corrida’ já não está D. Armando Esteves Domingues, que chegou também a ser apontado como uma forte possibilidade, ao ter sido nomeado este mês Bispo de Angra, nos Açores, pelo Papa Francisco.

O nome do ex-bispo de São Tomé e Príncipe está, assim, a ganhar força para ser o quarto Bispo de Setúbal e passar a ocupar a função que se encontra vaga na Diocese sadina desde o passado dia 28 de Janeiro.

Em Setembro último, a Diocese de Setúbal disse apenas não ter, à data, “qualquer informação de quem será o próximo Bispo”, relembrando que “o processo de nomeação depende directamente da Santa Sé”.

- PUB -

A mesma entidade religiosa está em “Sede Vacante” há quase um ano, termo que se aplica ao período que decorre desde a morte ou renúncia de um Papa até à eleição do seu sucessor.

Até ser nomeado um novo Bispo de Setúbal, o governo compete ao Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal. Significa isso que todas as obrigações do Bispo são por si assumidas, na sequência da transferência de D. José Ornelas para a Diocese de Leiria-Fátima.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -