5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação 50 Cuts e município dinamizam Encontro de Realizadores e Produtores de...

Associação 50 Cuts e município dinamizam Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema

Iniciativa decorre no domingo na Casa da Cultura. Inscrições estão abertas até sexta-feira

Depois de dois anos de interrupção motivados pela pandemia, a 50 Cuts Associação Cinematográfica volta a dinamizar o Encontro de Realizadores e Produtores de Cinema, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa municipal Set’Curtas.

- PUB -

Nesta que será a sua quarta edição, a decorrer ao longo do próximo domingo, dia 6, pretende debater-se “o papel do guião e do guionista no actual contexto audiovisual português e a sua importância como parte integrante da produção cinematográfica, cruzar experiências e dificuldades, nomeadamente as que decorrem do não reconhecimento do seu trabalho por parte dos realizadores e produtores e da instabilidade da natureza do seu mercado de trabalho”, num olhar sobre a criação cinematográfica em Portugal.

De acordo com Diana Lima, da 50 Cuts Associação Cinematográfica, “temos até ao momento 20 participantes e vamos manter as inscrições prévias até 4 de Novembro, sexta-feira”.

A programação de dia 6 começa pelas 10h30 com a recepção aos participantes no Café das Artes da Casa da Cultura, estando a sessão de abertura, que conta com a participação das entidades organizadoras, marcada para as 11h00, na Sala José Afonso do mesmo equipamento municipal.

- PUB -

O primeiro painel, a ter início pelas 11h30, arranca com “O estado actual do guionismo no contexto audiovisual português”, com a cineasta portuguesa Rosa Coutinho Cabral. Às 11h55, a realizadora Matilde Calado partilha “O difícil trabalho do guionista: uma experiência pessoal”, e às 12h30 há momento de debate, com Teresa Neto, da Câmara Municipal de Setúbal, como moderadora.

Da parte da tarde, a inaugurar o painel dois, pelas 14h30, o jornalista e guionista Pedro Marta Santos traz “O guião e o guionista enquanto parte integrante da produção cinematográfica” à Sala José Afonso.

Segue-se “Jovens guionistas. Que futuro?”, com o cineasta setubalense Pedro Augusto Almeida, às 14h55, e novamente um debate, com a mesma moderação, antes de, pelas 15h50, Diana Lima da 50 Cuts protagonizar a sessão de encerramento do encontro. Pelas 16h00, há transmissão de curtas-metragens “Best of Vila do Conde 2022”, a ter lugar no mesmo local.

- PUB -

Recorde-se que o programa municipal Set’Curtas tem como objectivo apoiar a criação e produção artística na área específica do cinema, bem como promover e divulgar a criação artística nacional.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -