19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJosé Santos empossado comandante dos Bombeiros Voluntários em dia de aniversário

José Santos empossado comandante dos Bombeiros Voluntários em dia de aniversário

Tomada de posse decorreu na cerimónia de celebração dos 139 anos da Associação Humanitária, a mais antiga do distrito

 

- PUB -

José Henrique Santos tomou posse como comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Setúbal, assim como Nélio António Condeço foi empossado segundo-comandante, na cerimónia que assinalou o 139.º aniversário da Associação Humanitária (AHBVS), realizada na passada quarta-feira.

“A escolha de um comando é uma responsabilidade acrescida na gestão do bem mais precioso de qualquer organização – as pessoas que dela fazem parte”, disse o presidente da direcção da AHBVS, no cargo desde 30 de Junho, durante a tomada de posse.

Para Sérgio Varela, citado em comunicado da Câmara de Setúbal, “uma equipa faz um líder forte e um líder forte promove o constante desenvolvimento e motivação da equipa”, só assim sendo possível “promover, de forma contínua e profissional os serviços junto da população setubalense e azeitonense”.

- PUB -

Já o novo comandante, José Henrique dos Santos, depois de considerar que “é nos mares mais revoltos que se fazem os melhores marinheiros”, garantiu que a associação tem tido, “no decorrer dos anos, a vontade, determinação, capacidade de liderança e carácter necessários”, assim como agradeceu “aos homens e mulheres do corpo de bombeiros” e assegurou a manutenção “da vontade de fazer cada vez mais e melhor”.

Presente esteve também o presidente da edilidade, André Martins, afirmando que “a corporação é um importante agente de protecção civil do concelho, razão que levou a autarquia a aumentar o apoio à AHBVS”.

O município e a associação “têm em vigor um protocolo para o funcionamento de um posto de trabalho no Centro Municipal de Operações de Socorro e outro para apoio a actividades de protecção civil e actividade operacional de protecção e socorro na freguesia de Azeitão, tendo os respectivos valores sido aumentados em Julhos com efeito retroactivo a Janeiro de 2022”, refere a mesma nota.

- PUB -

Enquanto o montante do primeiro protocolo passou de 7 476 para 10 200 euros mensais, o valor do segundo subiu de 20 mil para 27 300 euros, tendo o autarca explicado que “os serviços prestados ao abrigo destes acordos são apoiados com verbas no montante global de 450 mil euros”, quantia que classificou como “apreciável, mas absolutamente necessária para assegurar a qualidade do socorro”.

Em seguida, recordou que a autarquia investe ainda “entre 4,5 e seis milhões de euros anuais na Companhia de Bombeiros Sapadores” com o objectivo de “garantir a operacionalidade e prontidão e a permanente modernização do equipamento”.

“O socorro está garantido e bem garantido em Setúbal por este conjunto de homens e mulheres que prestam serviço nos bombeiros”, assegurou André Martins. “No que nos diz respeito, tudo continuaremos a fazer para que os Bombeiros Voluntários de Setúbal e a associação que os detém possam continuar a cumprir a sua missão de prestar socorro às populações com o máximo de qualidade”, acrescentou.

No decorrer da cerimónia de comemoração do 139.º aniversário da AHBVS, a mais antiga associação de bombeiros do Distrito de Setúbal, o edil aproveitou igualmente para “saudar os respectivos bombeiros, que demonstram elevado sentido cívico e altruísmo só ao alcance dos que estão sempre dispostos a dar a mão aos outros”.

As celebrações contaram ainda com o comandante Clemente Mitra, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, que apontou o aumento dos combustíveis e do gás e do salário mínimo nacional em 2023, “que é importante e pouco”, sublinhando que se avizinham “tempos difíceis” para as associações de bombeiros.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -