7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSons ibero-americanos à solta três dias no Convento de Jesus e na...

Sons ibero-americanos à solta três dias no Convento de Jesus e na Praça do Bocage

Evento EXIB Música apresenta 19 concertos com intérpretes oriundos de nove países

 

- PUB -

Em três dias vão ser 19 concertos gratuitos, repartidos entre o Convento de Jesus e a Praça do Bocage, em Setúbal. A 8.ª edição do EXIB Música arranca na próxima quinta-feira com cinco espectáculos, em “tons” argentinos, lusos e espanhóis, e vai estender-se até sábado, com sete concertos no segundo e no terceiro dia do evento.

A abertura do programa – que engloba ainda intérpretes de Cuba, Brasil, Venezuela, Costa Rica, México e Perú – está agendada para as 18 horas desta quinta-feira, nos claustros do Convento de Jesus, com os argentinos Juan Iñaki (cantor e compositor) e Pablo Farhat (violinista) que formam o Proyecto Chimú. Segue-se, pelas 19 horas, na Igreja do Convento de Jesus, a actuação do grupo portuense Amara Quartet, composto por Ana Ferreira (voz), Sónia Sobral (acordeão), Joana Almeida (guitarra clássica) e Susana Castro Santos (violoncelo).

O primeiro dia do evento prossegue na Praça do Bocage, a partir das 21 horas, com o duo argentino Aguamadera, formado por María Cabral e Marco Grancelli, e uma hora depois com o português Manuel Maio em palco. O quarteto Ailá, oriundo da Galiza, Espanha, fecha (a partir das 23 horas) o cartaz de espectáculos programados para quinta-feira.

- PUB -

O segundo dia (sexta-feira) abre com a actuação de Yaima Orozco (trovadora cubana) e Alfred Artigas (guitarrista catalão de jazz), pelas 17 horas, no regresso do evento aos claustros do Convento de Jesus, onde duas horas depois também actuará a cantora costa-riquenha Rosa Sánchez. De permeio, pelas 18 horas, sobe ao palco na Igreja de Jesus a cantora catalã Raquel Luá.

O EXIB Música volta à Praça do Bocage, a partir das 21 horas, com quatro espectáculos: primeiro com o projecto luso Maria Monda, seguido de nova actuação portuguesa a cargo do saxofonista e cantor Diogo Picão (22 horas) e de um concerto com a brasileira Dandara Manoela (23 horas), que antecede a subida ao palco do grupo basco Korrontzi (a partir da meia-noite).

Último dia com sons de cinco países

- PUB -

A programação para o último dia do evento, 15, volta a arrancar nos claustros do Convento de Jesus com mais três espectáculos: às 17 horas, actua o Dúo Somaris, formado pelos venezuelanos Bárbara Bolívar e Antonino Croce; às 18 horas há novo duo em palco com os argentinos Seba Ibarra e Lalo Aguilar; às 19 horas é a vez da espanhola Fátima Rü mostrar-se ao público.

Os derradeiros quatro espectáculos do EXIB Música acontecem, à noite, na Praça do Bocage, com duas actuações em português a abrirem a sequência: Marco Oliveira é o primeiro a actuar (21 horas), seguindo-se (pelas 22 horas) Cristina Clara – a artista lusa substitui no programa a colombiana María Cristina Plata, impedida de se apresentar por motivos de saúde, apurou O SETUBALENSE junto da organização.

Os ritmos da mexicana María Inés Ochoa (23 horas) antecedem a actuação (à meia-noite) da banda Cimarrones com a artista Rosa Guzmán, do Perú, que marca o encerramento do cartaz musical.

“Além dos espectáculos musicais, o evento proporciona o desenvolvimento de contactos profissionais ligados à divulgação e internacionalização das expressões musicais ibero-americanas no II Congresso de Música e Cidade, apoiado pela Direcção-Geral das Artes, que apresenta o desafio de identificar as chaves gerais que desencadeiam o desenvolvimento das indústrias criativas ligadas à música nas cidades”, revela a Câmara Municipal de Setúbal, entidade responsável pela co-produção do EXIB Música, organizado pela exibproject. O congresso decorre nos dois primeiros dias, 13 e 14, das 11 às 14 horas no Espaço Inatel, e das 15 às 17 horas, na Casa da Cultura.

O EXIB Música conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -