5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFesta do Mar chega à cidade centrada na ostra

Festa do Mar chega à cidade centrada na ostra

Evento é organizado pela Câmara Municipal e decorre no Largo José Afonso com a participação de quatro produtores locais

 

- PUB -

A primeira edição da Festa do Mar, com destaque para a ostra de Setúbal, chegou ontem à cidade e está a decorrer no Largo José Afonso até ao próximo domingo. Inserido na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho, o evento conta com a participação de quatro produtores locais, que propõem diferentes pratos confeccionados com marisco, dando especial ênfase às ostras.

Ao natural ou cozinhadas, várias são as sugestões apresentadas pela Best Fish, pela Exporsado, pela Neptun Pearl e pela Ostra Ribeiro e disponibilizadas em quatro menus com preços variados.

Além do produto em destaque, a oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante e da União de Freguesias de Setúbal, inclui também os pratos gambas à la guilho, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta.

- PUB -

A inauguração do certame ocorreu ontem, perto das 12 horas, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro. Para hoje, às 15 horas, está marcada a palestra “Qualidade das ostras do Sado”, do ciclo Mar à Conversa, a realizar-se na Casa da Baía.

Já amanhã, o recinto da festa contará com um conjunto de workshops, onde se pretende dar a conhecer algumas técnicas de abertura de ostras. No período da noite, por sua vez, vai decorrer um livecooking, com a confecção ao vivo de tempura de ostras e um concerto de Bernardo Cruz e Ivo Rodrigues.

Já o Blue Oyster Trio, composto por Luís Cunha, no trompete, João Espadinha, na guitarra, e Gonçalo Naia, no contrabaixo, vão encerrar o ciclo de performances musicais no sábado, a partir das 20 horas.

- PUB -

A animação no Largo José Afonso é igualmente garantida por insufláveis para as crianças e por quatro espectáculos de combo jazz, marcados para o dia de amanhã e sábado.

Além das actividades programadas, a doçaria regional também se associa à Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, com a “Cegas Tradições” a apresentar várias propostas, entre as quais as “Ostras Doces”, iguaria confeccionada com laranja de Setúbal.

No artesanato, a Pedaços de Mar, de Nuno Paulino, disponibiliza uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.

O vinho da região é também uma das escolhas para acompanhar a comida, com a Quinta de Catralvos, marca anfitriã do evento, a apresentar uma selecção que vai do frisante aos vinhos brancos e rosés para a harmonização com os sabores do mar.

O certame tem um funcionamento similar ao do Festival de Francesinhas, realizado no mesmo recinto, em Agosto, com um local específico de pagamento das doses e emissão das senhas para entrega nos espaços gastronómicos e correspondente levantamento dos pedidos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -