27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCaldeira de maior potência do País está em testes na fábrica de...

Caldeira de maior potência do País está em testes na fábrica de Setúbal da Navigator

Equipamento vai permitir à empresa dedicada ao fabrico de papel reduzir as emissões de dióxido de carbono

 

- PUB -

A nova caldeira de vapor a gás natural e hidrogénio da The Navigator Company, a maior a ser construída no País, está em fase de testes na fábrica instalada em Setúbal.

O equipamento, “do tipo Aquatubular Energest”, vai permitir à empresa dedicada ao fabrico e comercialização de papel “reduzir as emissões de dióxido de carbono pela troca de combustíveis”.

Em comunicado, a Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, responsável pelo projecto e pela construção e colocação em serviço do mesmo, explica que a caldeira possibilita  “aumentar a eficiência através da utilização de Best Available Technologies [as melhores tecnologias disponíveis] e elevar a eficiência na preparação e no transporte de combustível (gás natural por ‘Pipe Line’, isto é, gasoduto), diminuindo os riscos ambientais”.

- PUB -

Actualmente, a Energest está “a fazer o comissionamento à caldeira, para garantir os requisitos e necessidades operacionais da mesma”. A primeira etapa passa pelo “comissionamento a quente para, posteriormente, a caldeira começar a funcionar a 100% da carga, durante sete dias, e se desenvolver os testes de performance/aceitação”.

“A caldeira, integralmente refrigerada, debitando 57 T/h de vapor sobreaquecido a 64 barg – 460 º C – é uma solução “Tailor Made”, à semelhança de todos os projectos da Energest, que respeitam as especificidades da instalação, as condições do serviço e a sua respectiva aplicação”.

Para Miguel Marques, director de Produção na Energest, “a caldeira que, neste momento, se está a comissionar na Navigator tem diversas vantagens, tanto mecânicas como funcionais”.

- PUB -

Como vantagens mecânicas, o responsável destaca a “construção integralmente soldada, barrilete com reduzida furação, o que diminui muito as tensões, assim como a espessura do mesmo”.

Já no que diz respeito ao “aspecto funcional, devido à sua configuração, apenas 50% da água de circulação passa pelo ebulidor/barrilete, o que se traduz numa maior estabilidade no nível, elevadas taxas de transferência de calor e uma elevada taxa de circulação a todas as cargas”.

A Energest “centra as suas actividades na concepção, projecto, construção e montagem de equipamentos e instalações térmicas industriais, para as mais diversas áreas de negócios. As caldeiras aquatubulares destinam- -se à produção de vapor, através do aquecimento de água, recorrendo à queima de qualquer tipo de combustíveis.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -