6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAvenida José Mourinho com troço encerrado amanhã para o Dia Europeu sem...

Avenida José Mourinho com troço encerrado amanhã para o Dia Europeu sem Carro

Interdição registada entre a Travessa Casa da Saúde e o PUA. Parte da avenida vai estar reservada a peões, ciclistas e transportes públicos

 

- PUB -

Um troço da Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha de Setúbal, vai estar encerrado amanhã ao trânsito automóvel, entre as 09 e as 17 horas, para o Dia Europeu sem Carros.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal explica que “a interdição de circulação é registada no troço compreendido entre a Travessa Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel”.

Durante o dia de amanhã, parte da Avenida José Mourinho vai estar reservada a peões, ciclistas e transportes públicos. A 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que teve início na sexta-feira, 16, termina amanhã com a celebração do Dia Europeu sem Carros.

- PUB -

Com o tema central ‘Melhores Ligações’, a iniciativa apela ao teste de novas formas de mobilidade limpa e à realização de um balanço dos desafios actuais da mobilidade. Em Setúbal, a programação do Dia Europeu sem Carros inclui o encerramento ao trânsito automóvel do referido troço da Avenida José Mourinho para a realização de uma exposição de veículos amigos do ambiente – viaturas eléctricas, híbridas e modos suaves.

Também entre as 09 e as 10 horas, mas na Praça de Bocage, volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projecto “Somos CMS”, com a qual se apela aos colaboradores municipais e à população em geral para realizarem de bicicleta o trajecto diário entre a sua residência e o local de trabalho.

De acordo com o município, “a intenção é consciencializar os actores citadinos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos, nomeadamente estimulando a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes”.

- PUB -

Com a implementação de medidas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal, nomeadamente a entrada em funcionamento da Interface de Transportes de Setúbal e a promoção dos modos suaves de deslocação, a Câmara Municipal garante que tem realizado, nos últimos anos, investimentos na área da mobilidade urbana.

A autarquia tem ainda o objectivo de colocar em prática um plano de mobilidade eléctrica que promova a utilização de veículos mais amigos do ambiente que permitam reduzir a poluição atmosférica.

Além de diminuir os impactos negativos do uso individual do automóvel, permitindo reduzir os respectivos custos associados, a transição para modos de mobilidade alternativos e mais limpos e seguros pode, ainda, garantir e aumentar postos de trabalho nas cidades e nos bairros residenciais.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -