23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPolitécnico traz ciência para centro histórico setubalense

Politécnico traz ciência para centro histórico setubalense

Iniciativa da instituição e da Câmara Municipal associa-se à Noite Europeia dos Investigadores

 

- PUB -

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) leva a ciência ao centro histórico da cidade, ao associar-se este ano à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), a decorrer a 30 de Setembro. Através de um conjunto de actividades dirigidas ao grande público, numa organização em parceria com a Câmara Municipal, o politécnico espalha a ciência por Setúbal.

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é por muitos considerada como a maior festa da ciência em Portugal e na Europa. A NEI é um evento anual que tem entre os seus grandes objectivos “aproximar os investigadores do público e aumentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas”, como refere em nota de Imprensa.

Com a temática comum “Sustentabilidade e Bem-estar”, os investigadores do IPS irão marcar presença na Praça de Bocage e na Casa da Cultura, entre as 17 e as 23 horas, com o objectivo de dar a conhecer os seus projectos e a forma como o conhecimento científico que produzem impacta, directa ou indirectamente, a vida quotidiana dos cidadãos.

- PUB -

Além dos seus nove centros de investigação, a “ciência IPS” sai também à rua através da Aliança Universitária Europeia E3 UDRES2, da qual é membro desde a sua criação, em 2020. O intuito passa por dar a conhecer os diferentes projectos de investigação desenvolvidos neste âmbito, concretamente nas “áreas da Economia Circular, Saúde e Bem- -estar e Contribuição Humana para a Inteligência Artificial”.

Colocando sempre a ciência como pano de fundo, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as várias actividades programadas para o serão de 30 de Setembro, como conversas temáticas, sessões de cinema, prova de vinhos e actividades de ilustração científica, entre outras, foram desenhadas para “permitir a descoberta, a intervenção e a opinião do público, que será convidado a deixar sugestões de temas a debater com os investigadores em 2023”.

Como apoiantes, a Noite Europeia dos Investigadores conta com vários parceiros locais, nomeadamente a AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, a Ascenza – Agro, a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, a livraria Culsete e a associação cultural Festroia.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -