6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioPolíticaFernando José avança para a presidência do PS com foco na conquista...

Fernando José avança para a presidência do PS com foco na conquista da Câmara

Socialista encabeça lista única à concelhia. Promete reforçar a militância e densificar a abertura do partido à sociedade civil

 

- PUB -

Fernando José vai suceder a Paulo Lopes na presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do Partido Socialista (PS). O vereador e deputado à Assembleia da República anunciou, nesta sexta-feira, que irá candidatar-se à liderança do órgão nas eleições do próximo dia 7 e, face ao amplo consenso que reúne no seio da estrutura local, não irá enfrentar concorrência, apurou O SETUBALENSE junto de fontes bem colocadas no partido.

Com o lema “Em Setúbal, juntos seguimos e conseguimos”, a candidatura vai ser oficialmente apresentada nos próximos dias e tem o objectivo de “dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, com as baterias apontadas às autárquicas de 2025”, revelou em nota de Imprensa Fernando José, depois de em sede própria (leia-se, em reunião da comissão política) ter dado a conhecer a decisão de ir a votos.

O socialista assume que pretende “reforçar a militância, densificar a abertura do partido à sociedade civil e, através de um trabalho de proximidade nas freguesias devidamente articulado com todos os autarcas eleitos e as estruturas concelhias, afirmar o PS em Setúbal”. E para isso não irá fugir um milímetro àquele que foi o programa eleitoral apresentado na candidatura que também encabeçou pelo PS à presidência da Câmara setubalense em 2021. A aposta passa por um conjunto de “propostas que respondam a problemas que se arrastam no tempo”, complementadas ainda por outras que façam face “aos enormes desafios que se avizinham por força dos nefastos efeitos da criminosa invasão à Ucrânia”.

- PUB -

Afirmar a capital do distrito

Em declarações a O SETUBALENSE, Fernando José coloca o foco nas políticas que os socialistas querem ver implementadas no município gerido pela CDU. E lembra: “Neste tempo já conseguimos a redução do IMI e nos próximos tempos temos de fazer com que a autarquia dê resposta também no plano social, no apoio às empresas, às famílias, aos trabalhadores. A Câmara Municipal não pode empurrar a resolução dos problemas apenas para o Governo”.

Mas há “questões de fundo, estruturais, que não têm a ver somente com os impostos municipais”, alerta, para elencar de seguida “a falta de saneamento básico e de asfaltamento em várias artérias, como em Pontes e Alto da Guerra e Azeitão”. E ao mesmo tempo acentua as críticas à gestão comunista. “Continuamos sem projectos estruturantes para o nosso concelho. Temos tido muitos anúncios feitos pelo PCP, ao longo dos últimos anos, desde marinas a hotéis de cinco estrelas, a cidade do conhecimento, e nada se concretiza.”

- PUB -

O socialista considera, de resto, que há um caminho de potencialização que tem de ser percorrido. “Temos de afirmar Setúbal como verdadeira capital de distrito. Isso poderá ser uma âncora do nosso desenvolvimento.”

E quanto a equipamentos volta a defender a construção de “um pavilhão multiusos”. “É algo que consideramos ser estruturante para o concelho, para termos grandes eventos e darmos resposta ao movimento associativo no dia-a-dia.”

Setúbal, adianta, “continua a ter falta de campos para futebol 11 e outras modalidades”, mas também para “as associações culturais” residentes. Também fundamental é o município criar “uma relação estreita” com a academia e a indústria. “Com o Instituto Politécnico de Setúbal não tem acontecido. Além disso, Setúbal não pode continuar de costas viradas para a indústria que tem no concelho”, sublinha.

A finalizar, Fernando José não fecha a porta à possibilidade de voltar a ser cabeça-de-lista nas próximas autárquicas. “A escolha dos candidatos cabem aos militantes e estarei disponível para todos os desafios que os meus camaradas entendam. Mas neste momento sou candidato à concelhia do partido, pelo qual vou trabalhar para que chegue às autárquicas de 2025 com todas as condições para vencer as eleições”, garante, a concluir.

Setúbal e Azeitão Quatro recandidaturas

Acompanham Fernando José, na candidatura à comissão política concelhia, Acácio Lopes e Manuel Esteves. Ambos recandidatam-se, respectivamente, à Mesa da Assembleia Geral de Militantes de Setúbal e Azeitão. Mas ainda António Baptista e Tiago Cardoso que, tal como os dois anteriores, também se recandidatam, no caso às secções de residência de Setúbal e de Azeitão, respectivamente.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -