3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNovo ano de vindimas traz casta branca de qualidade

Novo ano de vindimas traz casta branca de qualidade

Leonor Freitas, proprietária da empresa, afirma que vinho branco foi “a grande surpresa” da colheita

 

- PUB -

Após um 2021 com “colheitas generosas”, Leonor Freitas diz estar “surpreendida” com a actual época das vindimas. Apesar de ser “mais um ano atípico”, devido ao impacto da guerra russo-ucraniana, a proprietária da Casa Ermelinda Freitas salientou a qualidade da casta branca deste ano.

“Neste momento, já tratámos de tudo o que é branco e os vinhos estão óptimos. Algumas castas de vinho tinto, que ainda estão em fermentação, também têm qualidade”, afirmou Leonor Freitas a O SETUBALENSE.

Com uma pausa nas colheitas devido às condições climatéricas, a sócio-gerente da empresa acredita que “a chuva vem ajudar”, uma vez que “os solos estavam ávidos de água.” Apesar de todas as vinhas terem regas a funcionar, Leonor Freitas revelou que espera “uma quebra no moscatel e no tinto”, em especial na casta castelão, que foi a mais afectada pela queima do sol.

- PUB -

“A rega é feita em todas as vinhas. No entanto, a forma como estas estão plantadas e a sua exposição ao sol podem afectá-las muito. Nos tintos, as castas foram bastante atingidas, mas é no moscatel que vamos ter uma quebra maior”, referiu Leonor Freitas.

Porém, a proprietária mostra-se confiante com a colheita da casta branca. “Este ano, a nascença foi muito grande e, por isso, achámos que teríamos uma colheita muito grande também. Quando veio a queima pensámos o pior, mas o branco foi uma surpresa e até tivemos mais do que aquilo que estávamos à espera”, referiu.

Apesar das dificuldades sentidas no negócio devido ao contexto mundial de guerra, Leonor Freitas garante que tudo têm feito para que “as dificuldades sejam ultrapassadas”. “Para nós, a guerra teve mais impacto do que a Covid-19. Houve algumas complicações em obter garrafas ou cartão porque os preços subiram bastante”, comentou a proprietária. “É uma fase que estamos a enfrentar com calma, com a melhor organização possível e sem desanimar”, esclareceu.

- PUB -

Depois do sucesso da edição especial de vinho tinto em parceria com as Grutas de Mira de Aire, em que a “resposta do público foi bastante positiva” devido ao “vinho espectacular que se criou”, a Casa Ermelinda Freitas prepara agora um lançamento exclusivo em celebração dos 100 anos da empresa, feitos em 2020.

“Temos a projecção de um lançamento que será algo muito afectivo e ligado à família. Era algo que tínhamos preparado para a celebração dos 100 anos da Casa Ermelinda Freitas, mas que tivemos de adiar devido à pandemia da covid-19, por isso, queremos fazê-lo agora”, afirmou.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -