26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDia Europeu Sem Carros trava trânsito motorizado na José Mourinho

Dia Europeu Sem Carros trava trânsito motorizado na José Mourinho

Entre as 9h00 e as 17h00 de 22 de Setembro entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel

 

- PUB -

Setúbal adere mais uma vez ao Dia Europeu Sem Carros, uma iniciativa que decorre entre 16 e 22 de Setembro. Como nas edições anteriores, esta 21ª Semana Europeia da Mobilidade (SEM) obriga a autarquia a promover alterações na circulação de trânsito.

Assim, parte da Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha do Sado, fica reservada a peões, ciclistas e transportes públicos entre as 09h00 e as 17h00 de 22 de Setembro. Esta alteração incide entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, realizando-se nesse local uma exposição de veículos mais amigos do ambiente – viaturas eléctricas, híbridas e modos suaves –, com a hipótese de test-drives.

Segundo a autarquia, no mesmo dia volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projecto “Somos CMS”, que apela aos colaboradores municipais e à população em geral a realizarem de bicicleta o trajecto diário entre a residência e o local de trabalho.

- PUB -

Ainda ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, decorre na Casa da Baía, Casa da Cultura, atendimento do Edifício Sado e noutras instalações municipais, outra acção de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves, com a exibição em contínuo das “Curtas da Mobilidade”, pequenos filmes sobre o tema reunidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Este ano o tema central da Semana Europeia da Mobilidade é dedicado às “Melhores Ligações”, e apela ao “teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios actuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa”, refere a autarquia em comunicado. Documento onde se acrescenta que “a intenção é consciencializar os actores citadinos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos, nomeadamente estimulando a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes”.

O slogan da campanha da SEM para este ano, e para edições futuras, é “Mix & Move!” – “Combina e Move-te!” na versão portuguesa – e seleccionou como objectivo promover o “transporte multimodal”. A ideia é alargar a utilização de “diferentes modos, ou meios, de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como, entre outros, caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetas e e-scooters”.

- PUB -

“Conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e previsibilidade são apontados como alguns exemplos de vantagens específicas de cada modo de transporte, que a multimodalidade combina para proporcionar soluções de transporte mais eficientes e ajudar a diminuir a pressão do trânsito automóvel”, indica ainda a autarquia.

A saúde e qualidade de vida das populações é igualmente “beneficiada com as soluções multimodais, que também tornam o sector dos transportes, na globalidade, mais ecológico, seguro e eficiente em termos de custos”, acrescenta.

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal lembra que, nos últimos anos, tem realizado “um investimento considerável na área da mobilidade urbana” para implementar medidas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal. É o caso da entrada em funcionamento do Interface de Transportes de Setúbal e a promoção dos modos suaves de deslocação.

Além de ter construído o Interface de Transportes de Setúbal, “foram introduzidos na cidade sistemas de transportes alternativos de micromobilidade eléctrica, com trotinetas e bicicletas eléctricas partilhadas, e requalificadas importantes artérias, as quais passaram a ser mais amigas do peão e a ter ciclovias dedicadas”.

Por fim, a autarquia desvenda que “tem o objectivo de colocar em prática um plano de mobilidade eléctrica que promova a utilização de veículos mais amigos do ambiente que permitam reduzir a poluição atmosférica”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos
- PUB -