26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação Setúbal Voz promove recital de luxo com barítono Luís Carlos

Associação Setúbal Voz promove recital de luxo com barítono Luís Carlos

O recital do Atelier de Ópera de Setúbal deixou a assistência rendida

O barítono lírico Luís Carlos foi figura de cartaz do 16.º recital do Atelier de Ópera de Setúbal, que teve lugar no passado sábado, promovido pela Associação Setúbal Voz, e que culminou com nota máxima.

- PUB -

O artista tomou por completo os sentidos da audiência, partindo de um repertório sóbrio, equilibrado, intimista, profundamente poético e no antíctone do fogo-de-artifício musical ou vocal. Construiu uma personagem e contou uma história. À sua corporalidade, distorcida, sofredora, assimétrica, de um corpo amargurado, amarrotado e tenso, juntou uma interioridade que tomou por completo a personagem, a cena e os sentidos dos presentes. Foi tão forte que a partir da segunda peça o público deixou de conseguir aplaudir.

Luís Carlos junta à maravilhosa qualidade musical, interpretativa e vocal, uma noção de cena raríssima em cantores líricos, tendencialmente construtores de personagens intermédios, onde a personagem-pessoa permanece de papel em papel com a mesma corporalidade e interioridade num teimoso, na tradição lírica e não só, e autodestrutivo narcisismo. Luís Carlos é professor no Atelier de Ópera de Setúbal e, mais uma vez, ficou sublinhada a importância dos professores partilharem os seus conhecimentos e experiência na prática e em conjunto com os seus alunos.

Em destaque esteve também o pianista Eduardo Jordão. É reconhecido como um dos melhores pianistas portugueses da actualidade. Tecnicamente perfeito, Eduardo Jordão distingue-se por se libertar do desempenho da partitura para ascender a outro patamar artístico, em que a música se torna corpo no intérprete, em que desaparece o instrumento e a pessoa, e fica um todo, uma entidade musical, artística, um corpo uno que no caso se confronta e dialoga com uma outra entidade trazida pelo cantor. Eduardo Jordão faz prever próximos recitais na mesma linha de esplendor artístico deste: opera a catálise, é ignição e combustível.

- PUB -

Mas os recitais do atelier devem quase tudo ao pianista João Malha que fez 15 com uma prestação brilhante. João Malha é um maestro de carreira, que decidiu agora dedicar-se a tempo inteiro à direcção e irá continuar a colaborar com a Associação Setúbal Voz como maestro convidado.

Terceiro elemento e comportamentos desadequados

Também notável foi a prestação do terceiro elemento em cena, Teresa Barreto. Artista plástica de formação, Teresa é membro do Atelier de Ópera de Setúbal onde tem vindo a construir personagens de enorme densidade psicológica e onde o aspecto plástico ajuda a consolidar a caracterização das mesmas. Vestida como uma colegial, a personagem da Teresa começou por ser sombra e assombrar a personagem de Luís até ao momento em que o despe e o violenta. Nesse momento vandaliza a personagem de Luís, grafitando o seu corpo com palavras e atirando-o para o chão. A personagem de Luís volta a vestir-se, escondendo a sua identidade, o seu drama, as suas sombras. Até que um dia se despe de medos e liberta dos grilhões de uma sociedade com dificuldade em amar a diferença que, afinal, existe em cada um de nós, seres únicos e, também por isso, belos.

- PUB -

Artisticamente, o recital foi sublime. Menos conseguido foi o comportamento da plateia, a merecer atenção de futuro por parte das entidades envolvidas na organização deste ciclo de concertos. Entradas na sala a meio das peças, pessoas a circular durante o recital, telemóveis que tocam no público, crianças que não param, e até mesmo o atendimento de chamadas telefónicas são situações que não se coadunam com o que a qualidade deste tipo de espectácuos necessita e merece. O silêncio, tal como no fado, é de ouro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -