1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalFestival Internacional de Teatro de Setúbal com programa melhorado e novos espaços

Festival Internacional de Teatro de Setúbal com programa melhorado e novos espaços

O primeiro comentário a fazer ao XXIX Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS), conhecido como Festa do Teatro, é que o programa melhorou, há novos espaços, como a Escola Secundária D. João II, e, ao nível dos públicos, o território novo da freguesia de S. Sebastião. Há nova chama de inovação mantendo o programa clássico de muita qualidade no Fórum Luísa Todi, na Escola Secundária Sebastião da Gama no Jardim do Bonfim.

- PUB -

A festa é encontro e cruzamento de pessoas, debate e conversas de teatro.

Salientamos os workshops, a formação contínua dos artistas profissionais do distrito e de Lisboa, como Rafaela Bidarra que faz “Memória Conetiva”, “a sensibilidade para mergulhar no que nos une.Para encontrar as conexões com as nossas origens ancestrais”.

Vinte espetáculos, 11 (mais um) na sessão oficial e nove na sessão off. Quatro a concurso e cinco estreias, fazem de Setúbal uma cidade capital do teatro, nesta altura, por dez dias, de 18 a 27 de Agosto. Além do teatro, há cinco eventos de música

- PUB -

O FITS é o maior dinamizador da cidade e um dos maiores da zona sul na cultura.

O segundo comentário é um louvor a mais festa impulsionando a mudança e a juventude artística.

Vamos ter Carla Madeira – uma das grandes surpresas como atriz e criadora de “Noite Homilia para um Perdão”, em palco no dia 26, às 19h, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

- PUB -

Trata-se da terceira vez que a fabulosa atriz Carla Madeira está no FITS e a sua presença constitui sempre um sucesso. Primeiro “Beijo” depois “Mamam”.

“O mote deste espetáculo (Noite), segundo o programa, é a forma como os indivíduos são frequentemente assombrados por episódios de infância e, em particular, pelo modo como os progenitores moldam e condicionam a sua vida na fase adulta.

Reserve já o seu lugar ou obtenha mais informações através do estreante site do Festival: https://festadoteatro.pt/2022

O terceiro comentário é sobre os novos públicos e a fidelização do público.

O Teatro Estúdio Fontenova tem um carinho muito especial pela conquista de novos públicos com bilhetes a preços diferenciados e razoáveis. Há mesmo espectáculos gratuitos “ao chapéu”, como forma de conquistar novos públicos e fidelizar os habituais.

Desde sempre assisto ao festival e de ano para ano se sente um número de espectadores muito superior, a todas as horas do dia e durante todos os dias.

A quarta nota é sobre a importância das Conversas de Teatro. No dia 22, temos uma lente para o futuro. O que é ser “um jovem criador?”

O Debate com companhias a artistas é muito interessante, com convidades como Silley Season, Ivo Saraiva e Silva, Miguel Ponte, Bestiário, Ruy Malheiro e Lobby Teatro, Pátio da Casa (Casa do Largo).

O FITS vai decorrer de 18 a 27 de Agosto, com uma extensão a 28 de Setembro para apresentação espectacular de “À deriva”. Os bilhetes já se encontram à venda no Fórum Luísa Todi, a preços diferenciados para estudantes, desempregados, menores de 25, maiores de 65, profissionais de espetáculos, entre outros. Compre já antes que esgote.

 

José Gil, Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, actor e encenador.

Maria Simas actriz do Teatro do Politécnico de Setúbal, Mestranda

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -