12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHermenegildo Alves: “Nos grandes meios urbanos os dadores são muito egoístas”

Hermenegildo Alves: “Nos grandes meios urbanos os dadores são muito egoístas”

Doação de sangue em Setúbal com dez sessões agendadas até final do ano. Associação apela à dádiva de vida

 

- PUB -

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Setúbal (ADBSS) tem dez colheitas de sangue agendadas até ao fim do ano. Com sessões marcadas para todos os meses, as próximas realizam-se a 11 de Agosto, no Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão, dia 12, no INATEL de Setúbal.

Hermenegildo Alves, presidente da ADBSS há quase três décadas, revela que “a solidariedade da dádiva de sangue” se tem verificado cada vez menos. “Nos grandes meios urbanos os dadores são muito egoístas. É mais fácil a solidariedade do saco de plástico à porta do supermercado do que a solidariedade de dar um pouco daquilo que não lhe custa dinheiro. Aquilo que lhe corre nas veias e que dá vida àqueles que necessitam”, afirma a O SETUBALENSE.

Com “menos dadores do que aqueles que pretendiam”, Hermenegildo Alves sublinha que o envelhecimento da população teve “algum impacto” no número de pessoas inscritas a dar sangue.

- PUB -

Desde o início de actividade da associação, nos anos 80, foram contabilizadas 730 colheitas realizadas com 2 4048 dadores inscritos, dos quais 1 9297 corresponderam a dádivas efectivas.

No que diz respeito ao ano de 2021, foram realizadas 18 colheitas pela associação, onde se inscreveram 702 dadores, o que corresponde a 562 dádivas efectivas. Dos inscritos nesse ano, 437 são dadores do sexo feminino e 265 são do sexo masculino.

“É importante incentivar os jovens à dadiva de sangue” Como forma de incentivar os mais jovens a realizarem a dádiva do sangue no futuro, a associação aposta na ida às escolas e ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

- PUB -

“Visitar as escolas é importante no sentido de tornar o Instituto Português do Sangue e da Transplantação uma presença habitual na vida dos jovens. Os alunos aprendem e esperamos que quando chegarem à idade adulta procurem uma colheita para dar sangue”, referiu o presidente.

Desde 2007 inscreveram-se na associação, pela primeira vez, 3189 jovens dadores, sendo a maioria estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Em 2021, contabilizaram-se 189 jovens inscritos como dadores, vindos, maioritariamente, do IPS.

Para captar a atenção de mais pessoas, Hermenegildo Alves diz que “por norma, as associações promovem as colheitas em locais diferentes dos hospitais”, uma vez que estes possam tornar-se num motivo para o decréscimo de dadores.

O presidente da associação confirmou ainda que quando são feitos apelos à dadiva de sangue verifica-se um “acréscimo no número de dadores”.

Por norma, os pedidos são feitos em duas alturas do ano – em Janeiro/ Fevereiro e entre a última quinzena de Julho e o mês de Setembro. A calendarização dos mesmos serve para que os dadores possam assim programar as suas colheitas para estes períodos.

Colheita Estacionamento ‘livre’ para dadores

Em Abril, o estacionamento em frente às instalações do INATEL de Setúbal tornou-se pago, situação que, na perspectiva do presidente da associação, Hermenegildo Alves, gerou alguma “retracção nas doações”.

Ao contactar com a empresa concessionária, diz que não obteve qualquer resposta. No entanto, foi agendada uma reunião com Ana Rita Carvalho, vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, que ocorreu na quinta-feira passada.

A O SETUBALENSE, o presidente da associação referiu que se chegou a um acordo e “os dadores vão ficar isentos no período em que procederem à dádiva de sangue”, tendo apenas de comunicar a matrícula do veículo a um elemento da associação para que o estacionamento possa ser validado.

As condições para doar sangue são ter entre 18 e os 65 anos de idade (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis.

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses para as mulheres e de três em três meses para os homens. Para mais informações é de consultar a página oficial da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Setúbal.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -