11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBiblioteca e Arquivo de Setúbal proporcionam actividades e animação às crianças e...

Biblioteca e Arquivo de Setúbal proporcionam actividades e animação às crianças e jovens do concelho

Acções organizadas pela autarquia para ocupar tempos livres dos mais novos arrancam segunda-feira com recepção dos participantes

 

- PUB -

Tanto na Biblioteca Pública como no Arquivo de Setúbal, as crianças e os jovens do concelho vão ter oportunidade de participar nas diversas actividades culturais e pedagógicas organizadas pela Câmara Municipal, planeadas com o objectivo de garantir a ocupação dos tempos livres dos mais novos.

A iniciativa ‘Animação na Biblioteca e no Arquivo’ (ABA), a decorrer até 29 de Julho, arranca na segunda- -feira com a recepção dos miúdos participantes e “inclui as actividades Clube de Leitura de Verão e Arquivo em Movimento”.

Em comunicado, a autarquia sadina explica que até ao fim da acção, “as crianças e jovens com idades entre os 8 e os 17 anos têm a possibilidade de ocupar parte das suas férias escolares com actividades” divertidas.

- PUB -

“No Clube de Leitura de Verão, os participantes, recebidos às 10 horas de segunda-feira na Biblioteca de Setúbal, realizam actividades no espaço, que incluem a descoberta do Nobel da Literatura José Saramago através da leitura, e fazem passeios e saídas culturais e pedagógicas, divididos por dois escalões, um dos 8 aos 11 anos e outro dos 12 aos 17”.

Enquanto isso, “o grupo dos mais novos tem encontros na Biblioteca às segundas e quartas-feiras, entre as 10 e as 12 horas”. Já “o dos mais velhos junta-se às terças e quintas- -feiras, entre as 14h30 e as 16h30”.

Na actividade ‘Arquivo em Movimento’, “cujos participantes são recebidos às 14h30 de segunda-feira nos Paços do Concelho, crianças e jovens dos 6 aos 14 anos vão ter encontros no Arquivo Municipal, em conjunto, entre as 14h00 e as 17h30 das segundas e quartas-feiras e entre as 09h00 e as 12h30 das terças e quintas-feiras”.

- PUB -

“As sextas-feiras, entre as 08h30 e as 16h00, estão reservadas para saídas de carácter lúdico e cultural, em conjunto por parte de todos os participantes em ambas as iniciativas”. Programadas estão já três visitas a Lisboa, a acontecer a 8 de Julho, ao Panteão Nacional, a 22, ao Museu da Marinha, e a 25, ao Pavilhão do Conhecimento”.

O dia 15 de Julho, por sua vez, será “todo passado em Setúbal, sendo preenchido com visitas ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, à Casa da Baía, ao Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e à Mercearia Confiança do Troino.

O almoço acontece em modo piquenique no Parque Urbano de Albarquel. Está ainda por definir a data para a realização da “Caminhada pelo Foral – Caça aos Tesouros Manuelinos em Setúbal”, “na qual as crianças e jovens vão visitar diferentes espaços religiosos e civis daquele período, num percurso a descobrir através de frases, imagens e espécimes documentais”.

A edição deste ano da iniciativa encerra a 29 de Julho com uma festa no Parque do Bonfim, “onde os miúdos mostram um pouco do que aprenderam e, acompanhados das respectivas famílias, participam num piquenique”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae
- PUB -