6 Dezembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalBiblioteca e Arquivo de Setúbal proporcionam actividades e animação às crianças e...

Biblioteca e Arquivo de Setúbal proporcionam actividades e animação às crianças e jovens do concelho

Acções organizadas pela autarquia para ocupar tempos livres dos mais novos arrancam segunda-feira com recepção dos participantes

 

- PUB -

Tanto na Biblioteca Pública como no Arquivo de Setúbal, as crianças e os jovens do concelho vão ter oportunidade de participar nas diversas actividades culturais e pedagógicas organizadas pela Câmara Municipal, planeadas com o objectivo de garantir a ocupação dos tempos livres dos mais novos.

A iniciativa ‘Animação na Biblioteca e no Arquivo’ (ABA), a decorrer até 29 de Julho, arranca na segunda- -feira com a recepção dos miúdos participantes e “inclui as actividades Clube de Leitura de Verão e Arquivo em Movimento”.

Em comunicado, a autarquia sadina explica que até ao fim da acção, “as crianças e jovens com idades entre os 8 e os 17 anos têm a possibilidade de ocupar parte das suas férias escolares com actividades” divertidas.

- PUB -

“No Clube de Leitura de Verão, os participantes, recebidos às 10 horas de segunda-feira na Biblioteca de Setúbal, realizam actividades no espaço, que incluem a descoberta do Nobel da Literatura José Saramago através da leitura, e fazem passeios e saídas culturais e pedagógicas, divididos por dois escalões, um dos 8 aos 11 anos e outro dos 12 aos 17”.

Enquanto isso, “o grupo dos mais novos tem encontros na Biblioteca às segundas e quartas-feiras, entre as 10 e as 12 horas”. Já “o dos mais velhos junta-se às terças e quintas- -feiras, entre as 14h30 e as 16h30”.

Na actividade ‘Arquivo em Movimento’, “cujos participantes são recebidos às 14h30 de segunda-feira nos Paços do Concelho, crianças e jovens dos 6 aos 14 anos vão ter encontros no Arquivo Municipal, em conjunto, entre as 14h00 e as 17h30 das segundas e quartas-feiras e entre as 09h00 e as 12h30 das terças e quintas-feiras”.

- PUB -

“As sextas-feiras, entre as 08h30 e as 16h00, estão reservadas para saídas de carácter lúdico e cultural, em conjunto por parte de todos os participantes em ambas as iniciativas”. Programadas estão já três visitas a Lisboa, a acontecer a 8 de Julho, ao Panteão Nacional, a 22, ao Museu da Marinha, e a 25, ao Pavilhão do Conhecimento”.

O dia 15 de Julho, por sua vez, será “todo passado em Setúbal, sendo preenchido com visitas ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, à Casa da Baía, ao Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e à Mercearia Confiança do Troino.

O almoço acontece em modo piquenique no Parque Urbano de Albarquel. Está ainda por definir a data para a realização da “Caminhada pelo Foral – Caça aos Tesouros Manuelinos em Setúbal”, “na qual as crianças e jovens vão visitar diferentes espaços religiosos e civis daquele período, num percurso a descobrir através de frases, imagens e espécimes documentais”.

A edição deste ano da iniciativa encerra a 29 de Julho com uma festa no Parque do Bonfim, “onde os miúdos mostram um pouco do que aprenderam e, acompanhados das respectivas famílias, participam num piquenique”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa
- PUB -