26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCartaz do primeiro filme tecnicolor exibido na cidade oferecido à Câmara Municipal...

Cartaz do primeiro filme tecnicolor exibido na cidade oferecido à Câmara Municipal de Setúbal

‘Preciosidade’ em seda com 91 anos entregue pela filha de João Albino ao vereador da Cultura Pedro Pina

 

- PUB -

A família de João Albino, responsável pela exibição de “O Rei do Jazz” em 10 de Junho de 1931 no Cine-Teatro Luísa Todi, ofereceu à Câmara Municipal o cartaz daquele que foi o primeiro filme tecnicolor exibido em Setúbal.

A ‘preciosidade’ em seda com 91 anos foi entregue pela filha de João Albino na passada quinta-feira ao vereador da Cultura, Pedro Pina.

“Em simultâneo, Lucete Albino Carvalho da Silva, de 95 anos, acompanhada da filha, Maria Albino Carvalho da Silva, e de outros familiares, assistiu à inauguração de um expositor no foyer do Fórum Municipal Luísa Todi que resume a história da família e a respectiva ligação com a cultura setubalense, desde o seu bisavô, António Maria Albino, presidente da Câmara Municipal no final do século XIX”, explica a autarquia sadina em nota de Imprensa.

- PUB -

Depois de descrever João Carlos Botelho Moniz Albino como “uma figura ímpar” no concelho, o vereador Pedro Pina revelou que o mesmo teve “um papel muito relevante na relação com a cultura e a sociedade civil” e uma “relação estreita” com o Fórum Municipal Luísa Todi.

Em seguida, agradeceu “a doação do cartaz ao município, sublinhando a importância de se perpetuar a memória da cidade e que o mesmo enriquece o espólio da Câmara Municipal de Setúbal”. João Albino, “intimamente ligado à cultura e ao desporto setubalense nos anos 20 e 30 do século XX”, faleceu “precocemente com 43 anos, em 1954”.

“Exibiu o filme “O Rei do Jazz” em 10 de Junho de 1931 no Cine-Teatro Luísa Todi, que na altura explorava em plena pós-crise de Wall Street”, levando O SETUBALENSE a considerar que se tratava do “mais surpreendente espectáculo criado até hoje pelo fotocinema”.

- PUB -

“O musical realizado por John Murray, que deu dimensão mundial a Paul Whiteman, uma das maiores celebridades dos Estados Unidos da América nos anos 20 do século passado, tinha a particularidade de empregar a técnica tecnicolor, uma inovação utilizada durante poucos anos e que consistia na coloração do filme, peça a peça, com as três cores primárias”.

Também “o pai de João Albino, José Maria da Rosa Albino, foi uma figura emblemática de Setúbal na transição do século XIX para o XX, numa família que, além de ter explorado o Cine-Teatro Luísa Todi, organizou anualmente as Festas à Senhora da Arrábida, esteve envolvida no jornalismo, com a publicação A Mocidade, na filantropia, dirigindo o Asilo da Infância Desvalida, ou no desporto, gerindo o Club Tiro-Tauro”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -