26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalFábrica de Azeitão da Gonvarri passa a produzir energia verde com nova...

Fábrica de Azeitão da Gonvarri passa a produzir energia verde com nova instalação solar fotovoltaica

Solução ambiental adoptada vai assegurar 31% das necessidades energéticas do equipamento azeitonense

 

- PUB -

A Gonvarri, empresa dedicada ao desenvolvimento e produção de materiais e peças siderúrgicos, reforçou o “compromisso ambiental” por si assumido ao inaugurar uma instalação solar fotovoltaica para produção e consumo de energia limpa na fábrica de Azeitão.

A solução ambiental adoptada na unidade industrial azeitonense, “enquadrada na estratégia da empresa para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, assegura 31% das necessidades energéticas da fábrica e traduz-se em menos 160 toneladas de dióxido de carbono emitidas”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa.

“Este é mais um passo na caminhada para garantir um futuro mais sustentável e promover um melhor ambiente no nosso território”, afirmou André Martins, presidente da autarquia sadina, na passada quarta-feira, no decorrer da cerimónia realizada nas instalações da Gonvarri, que marcou o arranque do funcionamento do equipamento.

- PUB -

“O futuro do planeta deve ser a prioridade”, sublinhou o autarca, citado na mesma nota, ao mesmo tempo que destacou o “compromisso ambiental assumido no município, com uma estratégia municipal destinada a tornar o território cada vez mais sustentável”.

A nova instalação solar fotovoltaica, localizada em Vendas de Azeitão, é composta por “1 266 módulos, implementados na cobertura do edifício, numa área de 4 720 metros quadrados”.

A acção permite “aproveitar as cerca de 2 800 horas anuais de exposição solar para produzir mais de 840 mil quilowatts de energia limpa”.

- PUB -

Além disso, “a energia produzida e não consumida na actividade da unidade industrial será injectada na rede pública e partilhada com a comunidade”, acção que o edil “aplaudiu, para depois reforçar a importância desta empresa multinacional na geração de riqueza e na promoção da empregabilidade no território”.

Já Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, agradeceu à Gonvarri o “compromisso com o futuro”, que se reflecte “num renovado horizonte e numa mudança com um grande impacte ambiental”, ao mesmo tempo que “traz mais qualidade de vida à freguesia e ao concelho”.

Para a autarca, “o investimento da empresa na instalação solar fotovoltaica para produção de energia verde traduz-se numa grande responsabilidade em matéria de sustentabilidade ambiental e deve servir de exemplo para outras empresas rumo a um melhor futuro para todos”.

Na cerimónia marcaram igualmente presença “vários dirigentes da empresa, incluindo a directora da unidade de Azeitão da Gonvarri, Isabel Soares, que falou numa celebração do compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental”.

“A Gonvarri Industries está presente em 19 países, com duas dezenas de centros de distribuição e 45 fábricas, incluindo a de Vendas de Azeitão, no concelho de Setúbal, única em Portugal”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -