23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFábrica de Azeitão da Gonvarri passa a produzir energia verde com nova...

Fábrica de Azeitão da Gonvarri passa a produzir energia verde com nova instalação solar fotovoltaica

Solução ambiental adoptada vai assegurar 31% das necessidades energéticas do equipamento azeitonense

 

- PUB -

A Gonvarri, empresa dedicada ao desenvolvimento e produção de materiais e peças siderúrgicos, reforçou o “compromisso ambiental” por si assumido ao inaugurar uma instalação solar fotovoltaica para produção e consumo de energia limpa na fábrica de Azeitão.

A solução ambiental adoptada na unidade industrial azeitonense, “enquadrada na estratégia da empresa para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, assegura 31% das necessidades energéticas da fábrica e traduz-se em menos 160 toneladas de dióxido de carbono emitidas”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa.

“Este é mais um passo na caminhada para garantir um futuro mais sustentável e promover um melhor ambiente no nosso território”, afirmou André Martins, presidente da autarquia sadina, na passada quarta-feira, no decorrer da cerimónia realizada nas instalações da Gonvarri, que marcou o arranque do funcionamento do equipamento.

- PUB -

“O futuro do planeta deve ser a prioridade”, sublinhou o autarca, citado na mesma nota, ao mesmo tempo que destacou o “compromisso ambiental assumido no município, com uma estratégia municipal destinada a tornar o território cada vez mais sustentável”.

A nova instalação solar fotovoltaica, localizada em Vendas de Azeitão, é composta por “1 266 módulos, implementados na cobertura do edifício, numa área de 4 720 metros quadrados”.

A acção permite “aproveitar as cerca de 2 800 horas anuais de exposição solar para produzir mais de 840 mil quilowatts de energia limpa”.

- PUB -

Além disso, “a energia produzida e não consumida na actividade da unidade industrial será injectada na rede pública e partilhada com a comunidade”, acção que o edil “aplaudiu, para depois reforçar a importância desta empresa multinacional na geração de riqueza e na promoção da empregabilidade no território”.

Já Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, agradeceu à Gonvarri o “compromisso com o futuro”, que se reflecte “num renovado horizonte e numa mudança com um grande impacte ambiental”, ao mesmo tempo que “traz mais qualidade de vida à freguesia e ao concelho”.

Para a autarca, “o investimento da empresa na instalação solar fotovoltaica para produção de energia verde traduz-se numa grande responsabilidade em matéria de sustentabilidade ambiental e deve servir de exemplo para outras empresas rumo a um melhor futuro para todos”.

Na cerimónia marcaram igualmente presença “vários dirigentes da empresa, incluindo a directora da unidade de Azeitão da Gonvarri, Isabel Soares, que falou numa celebração do compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental”.

“A Gonvarri Industries está presente em 19 países, com duas dezenas de centros de distribuição e 45 fábricas, incluindo a de Vendas de Azeitão, no concelho de Setúbal, única em Portugal”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -