27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal apoia com 40 mil euros realização de duas provas...

Câmara de Setúbal apoia com 40 mil euros realização de duas provas internacionais em Albarquel

Montante entregue à Federação Portuguesa de Natação para a organização das competições a acontecer entre 28 de Maio e 5 de Junho

 

- PUB -

A Federação Portuguesa de Natação vai receber um apoio financeiro de 40 mil euros da Câmara de Setúbal, montante entregue para a “organização de duas competições internacionais de águas abertas”, a realizarem-se no Parque Urbano de Albarquel.

A atribuição do referido valor foi aprovada na reunião pública da passada quarta-feira, tendo em conta que “a FINA Marathon Swim World Series, localmente conhecida como Setúbal Bay”, vai acontecer no próximo fim-de-semana, a 28 e 29 de Maio, e o LEN – European Junior Open Water Championship, o Campeonato da Europa de Juniores, está programado para os dias 3, 4 e 5 de Junho.

De acordo com a proposta apresentada, as “duas competições de natação de águas abertas assumem um papel central e determinante no desenvolvimento desportivo e turístico do concelho”.

- PUB -

As provas, refere o mesmo documento, “funcionam como um meio de promoção do município, além das suas fronteiras, promovendo o destino Setúbal, o seu desenvolvimento e dinamismo social, reforçando a capacidade organizativa e a auto-estima das entidades e instituições envolvidas e da população residente”.

Com o intuito de “tornar possível a realização destes dois eventos, optou-se por centralizar a sua organização na Federação Portuguesa de Natação”, cabendo à autarquia “diversas tarefas de apoio administrativo e organizacional, além de uma comparticipação financeira directa e apoio logístico em diversas áreas”.

Desta forma, a entidade assume os 480 mil euros da despesa total, recebendo um apoio financeiro de 40 mil euros da autarquia. A “FINA Marathon Swim World Series 2022” é organizada em 28 e 29 de Maio pela Federação Internacional de Natação (FINA), pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) e pela autarquia sadina, “sendo a primeira de cinco etapas da edição deste ano da Taça do Mundo de Águas Abertas”.

- PUB -

“São esperados em Setúbal os 120 melhores nadadores mundiais desta disciplina da natação, incluindo campeões olímpicos, mundiais e continentais, num total de 180 participantes internacionais, contando com as equipas de apoio das 26 federações presentes”.

Já na semana seguinte, a 3, 4 e 5 de Junho, o Parque Urbano de Albarquel recebe pela primeira vez o “European Junior Open Water Championship”, o Campeonato da Europa de Juniores de Águas Abertas, numa organização conjunta da edilidade, da FPN e da Liga Europeia de Natação.

“O Campeonato da Europa deve contar com a presença de aproximadamente 160 nadadores, com idades entre os 14 e os 19 anos, de um alargado número de países europeus, reunindo um total de 250 pessoas, incluindo as equipas técnicas e de apoio das federações presentes”.

As competições internacionais “vão ser transmitidas em diferentes formatos televisivos, nomeadamente em “streaming” a nível mundial e pela SportTV a nível nacional”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -