26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalProfissionais da pesca com estacionamento exclusivo junto à Doca dos Pescadores

Profissionais da pesca com estacionamento exclusivo junto à Doca dos Pescadores

Bolsa de parqueamento automóvel pretende dar resposta às necessidades inerentes ao desempenhar da actividade

 

- PUB -

A par das três bolsas de estacionamento gratuito anunciadas para a periferia da cidade, a Câmara Municipal de Setúbal vai dedicar os lugares disponíveis num dos parques adjacentes à Doca dos Pescadores aos profissionais da pesca.

Com capacidade para 59 veículos, a bolsa de parqueamento automóvel vai ser criada na sequência do aumento de lugares pagos no centro da cidade sadina, tendo como objectivo “dar resposta às necessidades de estacionamento da actividade do sector da pesca profissional”.

- PUB -

A ‘transformação’ do referido parque, situado na frente ribeirinha da cidade, foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara de Setúbal de quarta-feira, com Joel Marques, eleito do PS, a referir que se trata “de uma proposta pró-activa”.

Além disso, considera a autarquia, de acordo com a proposta apresentada, que “se justifica a aplicação de medidas de discriminação positiva, com a atribuição de uma bolsa de estacionamento”, uma vez que o sector da pesca profissional tem enfrentado “diversas dificuldades, fruto da ausência de uma política nacional de incentivo e apoio”.

A bolsa, reservada ao uso de viaturas associadas à actividade piscatória profissional, vai ser criada na “zona de estacionamento de duração limitada da frente ribeirinha, que confina a norte com a Rua Hermínia Silva, a sul com a Avenida José Mourinho, a nascente com a Rua da Cordoaria e a poente com o Parque Urbano de Albarquel”.

- PUB -

Sobre a quantidade de lugares disponibilizados, questionou Joel Marques “qual o universo de trabalhadores, que não têm outra alternativa a não ser a utilização do transporte próprio, que podem efectivamente candidatar-se” ao parque, pergunta à qual Rita Carvalho, vereadora da Mobilidade, respondeu: “Este levantamento resulta de uma conversa que tivemos com todas as entidades locais que representam o sector”.

“O número de necessidades identificadas resulta das conversas que tivemos com estas entidades, nomeadamente com as três associações representativas do sector e este número é superior às necessidades identificadas”, garantiu.

Residentes com lugares nas Zonas de Acesso Condicionado

Na reunião pública de quarta-feira foi igualmente aprovada a “implementação de bolsas de estacionamento exclusivas para residentes nas Zonas de Acesso Automóvel Condicionado”. Significado isto que vão ser criadas “13 bolsas de estacionamento exclusivo para residentes do centro histórico da cidade, com uma capacidade total de 95 lugares”.

Considerando as quatro Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) definidas, nas Fontainhas, na área “delimitada a norte pela Avenida Jaime Cortesão, a sul pela Rua das Fontainhas, a nascente pela Rua Camilo Castelo Branco e a poente pela Rua Dr. Vicente José de Carvalho”, vão ser disponibilizados três lugares, “que abrangem os residentes num raio de influência de 50 metros da Rua Francisco José Mota”.

Já para a população que reside na Baixa de Setúbal, na zona “delimitada a norte pela Avenida 5 de Outubro, a sul pela Avenida Luísa Todi, a nascente pela Rua Dr. Vicente José de Carvalho e a poente pela Avenida 22 de Dezembro”, serão “criadas oito bolsas de estacionamento, com capacidade para 60 lugares”.

No Troino, por sua vez, na “ZAAC delimitada a norte pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a sul pela Avenida Luísa Todi, a nascente pela Avenida 22 de Dezembro e a poente pela Rua José Pereira Martins, são concebidas duas bolsas de estacionamento com capacidade para 18 lugares”.

Por último, na Fonte Nova, na zona “delimitada a norte pelas ruas António José Marques e Rua Heliodoro Salgado, a sul pela Avenida Luísa Todi, a nascente pela Rua José Pereira Martins e a poente pela Rua das Oliveiras, está prevista a implementação de “duas bolsas de estacionamento com capacidade para 14 lugares”.

No entanto, “o direito de estacionarem nestas bolsas não inibe ou extingue a possibilidade de os moradores o fazerem noutras áreas fora destas zonas”, havendo igualmente a “possibilidade de concretização desta solução diferenciadora em outros bairros, por iniciativa municipal ou a pedido dos moradores”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -