28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMar de homenagens aos pescadores sadinos ‘atraca’ no Parque Urbano de Albarquel

Mar de homenagens aos pescadores sadinos ‘atraca’ no Parque Urbano de Albarquel

Até domingo, muitas são as actividades disponíveis para miúdos e graúdos, entre ateliers educativos, mostras gastronómicas e animação cultural

 

- PUB -

O típico cheiro a maresia não deixa margem para dúvidas: trata-se da cidade de Setúbal. Além do aroma característico, que se vai fazendo sentir cada vez mais forte à medida que se chega perto do Rio Sado, é também nesta zona que vai ‘sobrevivendo’ o chamado sotaque sadino, ou seja, o charroco.

Falado principalmente entre aqueles que se dedicam à pesca, assim como por profissionais da lota e por alguns setubalenses com ligações à restauração dos bairros mais antigos, é em sua homenagem que a União das Freguesias de Setúbal volta este ano a organizar a Semana do Mar e do Pescador.

A partir do Parque Urbano de Albarquel, numa altura que é já convidativa às actividades ao ar livre, são muitas as iniciativas programadas até ao próximo domingo, dia 22, dedicadas às tradições marítimas, assim como atelieres educativos, mostras gastronómicas e animação cultural.

- PUB -

O momento musical esperado para hoje, a acontecer pelas 18h30, será garantido pelos Os Amigos do Chico da Cana.

Já para quarta-feira, também a começar às 18h30, está planeado um concerto do duo Bossa Alibi, sendo que no dia seguinte, no mesmo horário, é tempo dos Folk Fado actuarem.

Na sexta-feira, por sua vez, o programa prevê a iniciativa “24h a Mexer pela Inclusão”, e no sábado, pelas 20 horas, é esperado o Quarteto da Rute Tapadas.

- PUB -

Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e com o apoio da Mútua dos Pescadores, a Semana do Mar e dos Pescadores, que arrancou na passada quarta-feira, termina no próximo domingo ‘em grande’, com um almoço-convívio da comunidade piscatória, a partir das 14 horas, com música pelo Grupo Típico Cantares do Sado.

Sobre o “grande almoço da comunidade piscatória”, explicou Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, que vai estar presente “um conjunto de entidades como a APSS [Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra], a Capitania [do Porto de Setúbal], a Câmara Municipal, juntas de freguesia, o Instituto de Conservação da Natureza e a Mútua dos Pescadores, que faz 80 anos e é um dos mecenas da iniciativa”.

“A comunidade dos pescadores inscreve-se com as suas famílias e temos um momento que termina com o cantar do Sado”, acrescentou. Ainda neste dia, mas durante a parte da manhã, acontecerá pelas 10 horas a tradicional “Corrida de Botes a Remos”, que “começa frente à doca e termina no Parque Urbano de Albarquel”, referiu Rui Canas.

A par das iniciativas voltadas para os graúdos, o programa contempla igualmente momentos para os mais novos (ver texto página 15), com actividades dedicadas às tradições marítimas.

Além de terem a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre diversas artes de pesca, como a arte do chinchorro e do entrilhar das redes, os três mil alunos das escolas básicas da União das Freguesias de Setúbal esperados nas acções vão também poder participar em aulas de remo e de canoagem.

Almoços até domingo no PUA confeccionados por pescadores

A Semana do Mar e do Pescador, a decorrer junto à praia de Albarquel, contempla ainda uma mostra gastronómica, com petiscos confeccionados por pescadores. Para o almoço de hoje vai ser preparado bacalhau assado, enquanto amanhã o ‘petisco’ será feijoada de choco com gambas.

Para quarta-feira, o menu prevê a confecção de raia de pitéu, com o almoço de quinta-feira a ser açorda de gambas. Já na sexta-feira, o pescador responsável pelo prato irá preparar choquinhos estufados.

Chegado o fim-de-semana, é tempo de comer peixe assado, com salada e açorda, no sábado, e massada de peixe com gambas, no domingo. Para poderem provar as ‘iguarias’ mencionadas, os interessados devem inscrever-se previamente.

Cada almoço tem um custo de 12 euros, sendo que o menu inclui o prato principal, a bebida, a sobremesa e o café.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -