27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMútua dos Pescadores comemora este ano oito décadas de actividade

Mútua dos Pescadores comemora este ano oito décadas de actividade

Associação é uma das responsáveis pela organização da Semana do Mar e do Pescador, evento que decorre até 22 de Maio

 

- PUB -

O ano de 2022 é particularmente especial para a Mútua dos Pescadores, ao celebrar oito décadas de actividade. Fundada em Julho de 1942, por iniciativa do Almirante Henrique Tenreiro, tornou-se a primeira Cooperativa de Seguros de Portugal. Até ao próximo dia 22 de Maio, é uma das associações de pescadores a integrar as celebrações da “Semana do Mar e do Pescador”, evento no qual faz também parte da organização.

As celebrações, que ocorrem no Parque Urbano de Albarquel desde a passada quarta-feira, pretendem homenagear os pescadores do Distrito de Setúbal, assim como todos aqueles que estão envoltos na profissão.

Da pequena pesca artesanal a primeira Cooperativa de Seguros

- PUB -

Inicialmente, a Mútua dos Pescadores dedicava-se, sobretudo, à pequena pesca artesanal, funcionando no âmbito da Junta Central das Casas dos Pescadores (JCCP), organismo que enquadrava corporativamente todos os pescadores portugueses, obrigados a inscrever-se nas Casas dos Pescadores dos respectivos portos.

Após o 25 de Abril de 1974, as organizações corporativas foram desmanteladas. Desta forma, a revolução proporcionou à associação as condições necessárias para o seu desenvolvimento e democratização, permitindo que crescesse e consolidasse a sua situação económica, com o aumento das coberturas e regalias. Já em 2004, a empresa adequou os seus estatutos à forma cooperativa e transformou-se na primeira Cooperativa de Seguros de Portugal.

Um dos marcos mais representativos da sua evolução foi a adaptação dos seus estatutos ao código cooperativo, reforçando o carácter mutualista e mantendo os princípios de funcionamento democrático e humanista.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -