27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalExposição sobre latoaria patente no Museu do Trabalho até 2 de Julho

Exposição sobre latoaria patente no Museu do Trabalho até 2 de Julho

Trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, sendo que visitas ao espaço museológico sadino são gratuitas

 

- PUB -

O Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe até ao próximo dia 2 de Julho a mostra “Latoaria”, cujos trabalhos expostos nasceram pelas mãos de Olga Jóia, de 84 anos, e de Jorge Varandas, de 69 anos.

As visitas ao espaço museológico sadino, no qual está retratada a arte e o ofício da latoaria, são gratuitas. A mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.

Os trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, tendo contado na inauguração, na passada segunda-feira, com a exibição de um documentário audiovisual sobre os dois latoeiros.

- PUB -

A iniciativa é a primeira de um novo projecto de âmbito cultural, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, designado ‘Ciclo de Artes de Ofícios’, que pretende dar contemporaneidade a profissões tradicionais.

Na inauguração, Pedro Pina, vereador da Cultura na autarquia sadina, enalteceu a importância de manter viva a arte de antigos ofícios. O autarca frisou que ainda é possível encontrar este ofício em Setúbal, destacando a tendência de recuperação da profissão, tendo em vista a sustentabilidade ambiental.

Na sua intervenção, Pedro Pina reconheceu igualmente a relevância destes trabalhos estarem expostos no Museu do Trabalho Michel Giacometti, local instalado numa antiga fábrica conserveira setubalense, onde estão representados os três sectores de actividade económica.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -