29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalExposição sobre latoaria patente no Museu do Trabalho até 2 de Julho

Exposição sobre latoaria patente no Museu do Trabalho até 2 de Julho

Trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, sendo que visitas ao espaço museológico sadino são gratuitas

 

- PUB -

O Museu do Trabalho Michel Giacometti acolhe até ao próximo dia 2 de Julho a mostra “Latoaria”, cujos trabalhos expostos nasceram pelas mãos de Olga Jóia, de 84 anos, e de Jorge Varandas, de 69 anos.

As visitas ao espaço museológico sadino, no qual está retratada a arte e o ofício da latoaria, são gratuitas. A mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00.

Os trabalhos são apresentados através de fotografias, objectos e utensílios de trabalho, tendo contado na inauguração, na passada segunda-feira, com a exibição de um documentário audiovisual sobre os dois latoeiros.

- PUB -

A iniciativa é a primeira de um novo projecto de âmbito cultural, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, designado ‘Ciclo de Artes de Ofícios’, que pretende dar contemporaneidade a profissões tradicionais.

Na inauguração, Pedro Pina, vereador da Cultura na autarquia sadina, enalteceu a importância de manter viva a arte de antigos ofícios. O autarca frisou que ainda é possível encontrar este ofício em Setúbal, destacando a tendência de recuperação da profissão, tendo em vista a sustentabilidade ambiental.

Na sua intervenção, Pedro Pina reconheceu igualmente a relevância destes trabalhos estarem expostos no Museu do Trabalho Michel Giacometti, local instalado numa antiga fábrica conserveira setubalense, onde estão representados os três sectores de actividade económica.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -